Níveis de Ensino

Creche

Creche

 

Os Objectivos gerais pedagógicos, definidos para a Creche, são os seguintes:

- Descobrir, conhecer e controlar progressivamente o próprio corpo, formando-se uma imagem positiva de si mesmo, valorizando a sua identidade sexual, as suas capacidades e limitações de ação e expressão e adquirindo hábitos básicos de saúde e bem -estar.


- Atuar de forma cada vez mais autónoma nas suas capacidades habituais, adquirindo progressivamente segurança afetiva e emocional e desenvolvendo as suas capacidades de iniciativa e confiança em si mesmo.

- Estabelecer relações sociais num âmbito cada vez mais alargado, aprendendo a articular progressivamente os próprios interesses, pontos de vista e contribuições com os outros.

- Estabelecer vínculos fluidos de relação com os adultos e com os seus iguais, respondendo aos sentimentos de afeto, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

- Observar e explorar o ambiente imediato com uma atitude de curiosidade e cuidado, identificando as características e propriedades mais significativas dos elementos que o compõem e algumas das relações que estabelecem entre eles.

- Conhecer algumas manifestações culturais do seu ambiente, mostrando atitudes de respeito, interesse e participação entre elas.

- Representar e invocar aspectos diversos da realidade vividos, conhecidos ou imaginados e expressá-los mediante as possibilidades simbólicas que oferecem o jogo e outras formas de representação e expressão.

- Utilizar a linguagem oral de forma ajustada às diferentes situações de comunicação habituais para compreender e ser compreendido pelos outros, expressar as suas ideias, sentimentos, experiências e desejos, avançar na construção de significados, regular a própria conduta e a influência dos outros.

- Enriquecer e diversificar as suas possibilidades expressivas mediante a utilização dos recursos e meios ao seu alcance, assim como apreciar diferentes manifestações artísticas próprias da sua idade.

 

Educação Pré-Escolar

Os objectivos gerais pedagógicos, definidos para a Educação Pré-Escolar, são os seguintes:

- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;

- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;

- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

- Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

- Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

- Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.


1º Ciclo do Ensino Básico

As competências gerais, orientadoras do processo educativo do 1º Ciclo do Ensino Básico, são as seguintes:

- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;

- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;

- Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação;

- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas aos objectivos visados;

- Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;

- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;

- Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

- Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.