Externato Pica-Pau vence

Dada a pertinência do programa de educação ambiental da ValorSul –EcoValor  que tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais, o Externato Pica-Pau  voltou a participar no  concurso “Separa e Ganha” dinamizado pela Câmara Municipal de Odivelas. Depois de vários anos a concorrer individualmente, e como a união faz a força, desde o ano passado que o Externato Pica-Pau se aliou ao Instituto de Ciências Educativas, sendo que, pelo 2º ano consecutivo, as duas escolas do GRUPO PEDAGO apresentaram uma candidatura conjunta. O resultado não podia ter sido melhor;  o PRIMEIRÍSSIMO lugar na categoria de plástico e metal e um honroso 2.º lugar na categoria de papel e cartão.

A edição do concurso deste ano letivo ficou marcada pelos constrangimentos relativos ao Covid-19, motivo pelo qual não haverá a habitual sessão de encerramento e entrega de prémios. No entanto, o grande objetivo da nossa participação está garantido; contribuir para a defesa do Ambiente e para o aumento das quantidades de resíduos encaminhados para processo de reciclagem, designadamente papel, cartão e embalagens.

Agradecemos a todos os que contribuíram de uma forma responsável e diária, durante todo ano, para que esta vitória fosse possível.

Estamos todos de PARABÉNS, num sinal claro de que, de facto, estamos a seguir o trilho da sustentabilidade no Externato Pica-Pau!!!



Por uma causa solidária!

A sala dos Exploradores (4 anos) juntou-se por uma causa solidária, à causa: @Caixa.solidária.

As famílias exploradores entregaram-se voluntariamente a esta iniciativa!

"Oferecemos" duas caixas ao nosso concelho, assim sendo essas caixas deixará de ser nossa  e passará a ser de todos os que quiserem contribuir! Não queremos ser guardiões das mesmas caixas mas sim queremos dar oportunidade para que todos os que quiserem ajudar o façam!

Só esperamos que não destruam a essência desta iniciativa, pois existem uns Exploradores de coração cheio por terem nela entrado! Este é,sem dúvida, um projeto de amor pelo próximo, de ajuda e de solidariedade!

Temos consciência que fizemos o melhor que sabíamos e agora esperamos que não nos deixem tristes com posturas menos corretas.

Somos pequeninos...Mas com um coração enorme!

A criar futuros adultos com coração de OURO desde 2015!

Obrigada a todos! Deixamos as moradas das localizações das duas caixas, caso queiram e possam ajudar!

Localização das caixas

Rua dos Bombeiros Voluntários Odivelas (junto ao nº 10ºC)

Rua Vasco Santana - Ramada (Junto à Junta de Freguesia da Ramada)

 

Ver galeria de fotos

 

Gratos,

Os Exploradores



Comunicado - Suspensão das atividades letivas presenciais

Como é do seu conhecimento, por decisão do governo, as escolas irão encerrar as suas atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, dia 16 de março.

No seguimento das medidas já tomadas, e conscientes da responsabilidade social que o momento a todos exige, também o Externato Pica-Pau irá estar encerrado a partir das 19h30 do dia de hoje.

Encerramos, mas não paramos. As educadoras e professoras irão continuar a desenvolver as suas atividades, via plataforma PAAE com os seus alunos. Estas atividades pedagógicas incidirão na consolidação dos conteúdos e das aprendizagens realizadas até ao momento.

Os serviços administrativos continuarão disponíveis através dos contactos habituais (secretaria@externato-picapau.com e telefone 219323954).

Os contactos com as educadoras e as professoras continuarão disponíveis pela plataforma PAAE ou via email.

Apelamos a toda a nossa comunidade educativa que, numa atitude de prudência e responsabilidade, respeite o isolamento social que a presente situação exige a todos e a cada um.

Estamos ao vosso dispor para qualquer esclarecimento adicional.

 

Ramada, 13 de março de 2020

A Direção Pedagógica,



Carnaval no Externato Pica-Pau

Na passada sexta-feira comemorou-se mais um Carnaval do Externato Pica-Pau e ninguém ficou indiferente!! Desde polícias, a fadas ou cachorros quentes, todos aproveitaram o dia ao máximo! As professoras vestiram-se a rigor e nem o Super Mário faltou à festa! Os alunos do Externato participaram no habitual desfile, do qual elegemos seis fantásticos vencedores. Obrigado pela originalidade de todas as máscaras. Vemo-nos no próximo ano!

Ver galeria de fotos



A nossa Casa é um Planeta

Na passada sexta-feira, os meninos e meninas do Externato Pica-Pau participaram na Ação de Educação Ambiental da EGF (Environment Global Facilites). Com o tema “A nossa casa é um planeta”, a  iniciativa tem como objetivo a sensibilização das crianças para a necessidade de adotarem comportamentos ambientalmente adequados ao nível dos resíduos num projeto que é resultado de um trabalho conjunto das empresas ALGAR, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR e VALORMINHO, e que contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

A ação conta com uma abordagem inovadora e projetado num planetário itinerante e as ações de sensibilização englobam, além da apresentação dos filmes, jogos sobre a temática ambiental e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido.

As temáticas apresentadas na Ação de Educação Ambiental A Nossa Casa é Um Planeta assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação.

A iniciativa teve lugar no pavilhão gimnodesportivo do ICE e contou com a participação dos meninos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do nosso Externato.

Ver galeria de fotos



Entrega de bens solidários

Ainda na sequência do projeto PICAS e atendendo ao dia que hoje se comemora – o Dia de Reis – entregámos esta manhã no Centro Comunitário e Paroquial da Ramada todos os bens recolhidos no âmbito do Projeto solidários dinamizado no nosso Externato, os quais irão, certamente, ajudar as famílias por nós “abraçadas”.

É com alegria e satisfação que  agradecemos a todos que contribuíram para esta causa e nos ajudaram a fazer pessoas felizes!!

Ver galeria de fotos

 



Visita de estudo à Pastelaria S. Carlos

Porque hoje é dia 6 de janeiro – Dia de Reis – e porque consideramos que todas as experiências práticas são uma mais valia para a formação social e pessoal dos nossos alunos, os alunos dos 4º ano do nosso Externato visitaram hoje a Pastelaria S. Carlos onde confecionaram o famoso Bolo Rei. E não viemos de mãos a abanar já que trouxemos os bolos para degustar com as nossas famílias.

 O Externato Pica-Pau agradece à equipa da Pastelaria São Carlos por toda a atenção e carinho com que nos receberam!!

Ver galeria de fotos