Espelho meu, espelho meu...quem serei eu?"

À semelhança da semana passada, também nesta, o desenho e a pintura foram privilegiados. Os nossos artistas escolheram um colega, através de um sorteio, para a respetiva representação da sua figura/retrato, sem nunca poder revelar o nome do seu "modelo". O conhecimento do outro, através da observação, foi fundamental uma vez que, esta atividade, finalizou com a descrição física e psicológica de cada um." 

Ver galeria de fotos



Pic'Arte

A expressão artística é parte importante da formação da criança, já que a conduz ao desenvolvimento intelectual, emocional, manual e físico, ajudando-a na sua transformação integral, além de incentivar o hábito de apreciação cultural e artística.   Considerando que a “arte” possui diversas linguagens, ressaltamos que ela é a maior fonte de comunicação e expressão que une povos e culturas. Assim, durante toda esta semana, representámos obras de diversos pintores, escolhidos pelas crianças, com as quais fizemos uma exposição denominada Pic’Arte

Ver galeria de fotos



Ateliers de verão do nosso Externato

Nos últimos dias, os já habituais ateliers de verão do nosso Externato têm feito as delícias dos nossos alunos. 

Se durante a manhã estamos todos entretidos na praia, as tardes não são menos divertidas. Para preencher as tardes dos nossos alunos, estamos a dinamizar no nosso Externato um atelier que tem como tema o “Jurassic Pau”. 

Utilizando materiais reutilizáveis, os nossos meninos têm dado asas à imaginação e ao longo da última semana, têm criado espetaculares exemplares de dinossauros, alguns deles até então desconhecidos.

É caso para dizer que os Dinossauros invadiram e nosso o átrio do Externato Pica-Pau e fizeram dele o seu habitat.

Conheça os dinossauros que apareceram entretanto no nosso Externato na galeria. 

Ver galeria de fotos



Viagem de Finalistas Pica-Pau

Nos dias 20 e 21 de junho os meninos e meninas do 4º A do nosso Externato realizaram a sua viagem de finalistas. Com destino ao Cadaval, visitaram o Campo de Férias Tempo de Aventura onde puderam usufruir de muitas oportunidades de guardar memórias que para sempre acompanharão este fim de ciclo.

Foi Tempo de Aventura, foi “tempo de palhaçada”, foi tempo de brincadeira, foi tempo de irmos além das 4 paredes de uma escola colher outras formas de ensinar, aprender e partilhar e foi tempo de tudo aquilo que não contamos aos pais!!!!

No final desta experiência não poderíamos vir mais felizes!!!

Ver galeria de fotos



Cerimónia de Finalistas 2019

Mais importante do que o destino é a viagem! Por isso, a cerimónia dos finalistas do 4° ano realizada no dia 15 de junho, apenas assinalou as memórias e aventuras vividas e guardadas ao longo de 4 anos.... Os nossos alunos que iniciaram o primeiro ciclo em 2015 tiveram, como é tradição, a sua missa de finalistas na Igreja Paroquial da Ramada para bênção das fitas e receberam o seu diploma no auditório do ICE, junto de toda a família, amigos e equipa Pica-Pau.

Desejamos que a nova viagem que agora inicia seja repleta de conquistas e sucessos e nunca se esqueçam deste porto de abrigo que sempre os receberá!

Ver galeria de fotos 



Externato Pica-Pau e ICE vencem "Separa e Ganha"

Dada a pertinência do programa de educação ambiental da ValorSul –EcoValor  que tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais, o Externato Pica-Pau voltou a participar no  concurso “Separa e Ganha” dinamizado pela Câmara Municipal de Odivelas. Depois de vários anos a concorrer individualmente, e como a união faz a força, este ano, o nosso Externato aliou-se ao Instituto de Ciências Educativas, sendo que este ano as duas escolas do GRUPO PEDAGO optaram por apresentar uma candidatura conjunta. O resultado não podia ter sido melhor;  o PRIMEIRÍSSIMO lugar com grande destaque em ambas as categorias (plástico e metal, papel e cartão).

Estamos, portanto, todos de PARABÉNS, num sinal claro de que de facto, estamos a seguir o trilho da sustentabilidade no nosso Externato!!

Agradecemos a todos os que contribuíram de uma forma responsável e diária, durante todo ano, para que esta vitória fosse possível.

Ver galeria de fotos



António Mota visitou o nosso Externato

Conscientes da importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança sabemos que os livros são promotores de grandes aprendizagens, pois facilitam a compreensão de acontecimentos do mundo envolvente e potencializam as aprendizagens significativas.

Neste sentido, convidámos o escritor português António Mota que comemora, este ano, 40 anos de carreira literária, a visitar o nosso externato, para que partilhasse connosco histórias e momentos muito especiais. 

Os nossos meninos adoraram a sua visita e esperam ansiosamente pela próxima. 

Ver galeria de fotos



O Pica Pau a caminho do Badoca Safari Park

Os meninos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do nosso Externato estão no Badoca Safari Park, num dia que promete ser cheio de aventura e brincadeira! A visita está integrada no  já tradicional, Passeio Anual que este ano coincide com a comemoração do Dia Mundial da Criança.



Dia Internacional da Família no Pica-Pau

A base de toda a sociedade é em primeira estância a família!

Hoje dedicámos-lhe um espaço divertido e interativo na receção e saída das nossas crianças e não foi preciso muito, por vezes as coisas mais simples são as mais belas e poderosas, o jogo: “Pequenos gestos que enchem para sempre o nosso coração”.Pais e filhos participaram ativamente e criaram-se momentos únicos e verdadeiros cheios de amor.

Que este belo poema dedicado à família, possa acompanhar-nos todos os dias para que desta forma as nossa crianças cresçam com alicerces fortes e se transformem no futuro cidadãos felizes, que saibam respeitar e ser respeitados, que contribuam de forma positiva para um mundo melhor.

Parabéns a todas as nossas famílias por estarem aí sempre para os vossos tesouros!

Ver galeria de fotos

A Família

A Família é o berço
Que nos acolhe ao nascer,
Nos dá força e energia,
Nos abriga e faz crescer.

A família é o lar,
Onde voltamos cada dia,
Que nos anima e protege,
Na tristeza e alegria.

A família é o abraço,
Que aperta contra o peito,
Quando tudo corre mal,
Ou parece com defeito.


Há famílias bem diferentes,
Em género, número ou cor,
O que importa é a união,
O Iimportante é o amor!

Maria do Rosário Macedo



A Matilha Ferrodente de visita ao Externato Pica-Pau

Ontem, viveram-se momentos muito especiais no nosso Externato. Após termos explorado a história - “A Matilha Ferrodente” nas nossas salas, recebemos a autora Lia C. com muita emoção. Esta linda história fala-nos e sensibiliza-nos para a importância de cuidar e acarinhar os cães abandonados, bem como de outros aspetos relacionados com os vários domínios de aprendizagem: o significado da palavra matilha, a profissão de veterinário, vários tipos e espécies de cães, entre outros. A história termina de forma absolutamente extraordinária “Quem vê caras não vê corações <3 ” referindo o personagem principal cuja aparência não era a mais agradável mas cujo coração era gigante em bondade e sensibilidade.As nossas crianças adoraram a história e já cantarolam a sua música. O que nos deixa muito felizes!

Ver galeria de fotos



O Lobo ibérico visitou o Externato Pica-pau

Os alunos de 4 e 5 anos participaram numa atividade de sensibilização sobre o lobo Ibério - OS LOBOS DESCEM ÀS ESCOLAS, orientada pelo Centro de Recuperação do Lobo Ibério, com a presença da sua mascote.  

Nesta sessão foram abordados aspetos relacionados com a biologia e a ecologia do lobo, bem como as ameaças e desafios à sua conservação.

O Lobo é um animal em vias de extinção e cabe a todos nós sensibilizar as nossas crianças para este problema tão atual.

Foi uma manhã muito divertida, onde pudemos aprender muitas coisas sobre este animal.

Ver galeria de fotos



Férias da Páscoa continuação

Mais uma semana de diversão mas sempre a aprender!

Dando continuidade às atividades realizadas na primeira semana, os últimos dias foram repletos de diversão, desafios e muitas brincadeiras (sem esquecer os momentos de estudo e trabalho!). Reaproveitámos material de desperdício, criando verdadeiras obras de arte!Fizemos uma Caça ao Ovo, onde as nossas crianças entraram no mundo de fantasia e desvendaram enigmas.Para terminar esta semana de férias, proporcionámos às nossas crianças um momento de relaxamento e meditação.Nestas últimas duas atividades contámos com a participação das crianças do Pré-Escolar. Foi um excelente trabalho de equipa!

Ver galeria de fotos



A primeira semana de férias da Páscoa

A primeira semana de férias da Páscoa foi uma animação no nosso Externato!

 Os nossos ateliers têm feito a delícia dos nossos alunos. "Coelhos pop up" , "entre leite e detergente, não metas a colher!", "artes com as mãos" são algumas das muitas atividades que fazem parte da “nossa ementa das férias da Páscoa”. Mas porque o 3° período  está já já aí a chegar, diariamente, articulamos estas atividades com o Apoio ao Estudo.

E é assim que se cresce no nosso Externato.

Passo a passo!

Crescer a aprender!

Ver galeria de fotos



Dia do Pai

Desde ontem e por forma a assinalar o Dia do Pai que as habituais aulas de natação dos nossos meninos têm sido diferentes. Por forma a assinalar o Dia do Pai, o Healthclub H2oVita convidou os pais a juntarem-se aos seus filhos numa aula que fica sempre marcada pelo clima de diversão que se faz sentir. Preparada a pensar na interação entre pais e filhos, os participantes são desafiados a fazerem durante a aula uma série de jogos e a resolverem inúmeros desafios e claro, a divertirem-se muito!

Ver galeria de fotos



Pica-pau de visita à Quinta do Arneiro

Todo o jardim começa com uma história de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada, é preciso que ela tenha nascido dentro da alma. Quem não planta jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.”

Sabemos o quão importante é estimular práticas saudáveis nas nossas crianças, para que estas se tornem mais sociáveis e aprendam, desde cedo, a importância do contacto com a natureza, bem como a de respeitar o meio ambiente. Através deste contacto começam a criar laços saudáveis entre si. Mexer na terra, ver as plantas a crescer e acompanhar o nascimento das flores são ações que fazem a criança entender os ciclos naturais e aprender a respeitá-los. Ver algo brotar da terra, sabendo que fomos responsáveis pela semente, é algo muito gratificante. De certa forma, é uma criação nossa e, portanto, um motivo de orgulho e satisfação.

Assim, as turmas do 3.º ano do Externato Pica-Pau visitaram a Quinta do Arneiro, em Mafra, onde, recebidos de uma forma muito calorosa, partimos à descoberta do mundo maravilhoso da produção biológica, e da sua importância para a nossa vida e para a do planeta. Obrigada a todos aqueles que tornaram o nosso dia especial, em particular ao João, que nos “apresentou” toda a quinta.

Ver galeria de fotos



O Carnaval já chegou ao nosso Externato

Hoje o nosso Pica-Pau ganhou vida, para brincar connosco ao Carnaval.

Tem sido um dia de folia e diversão, com música, máscaras e muita animação.

O “faz de conta” e a fantasia fazem-se valer, pois, com o auxilio das máscaras os nossos pequenitos transformam-se em super-heróis, representam profissões e animais. Enfim, o importante é a alegria e entusiasmo, com que as crianças vivem esta época festiva.

Ver galeria de fotos



“Rola, Rola Meu Queijinho” visitou o Picapau!

No âmbito da divulgação e da promoção da leitura e da escrita,  o Externato Pica-Pau (Jardim da Amoreira), proporcionou no dia 26 de Fevereiro um encontro literário/musical com os autores e músico que colaborou no livro infantil “Rola, Rola Meu Queijinho”, direcionado às valências de Creche/Pré-Escolar.

Finalmente este dia chegou... Já  há  algum tempo que começámos  a trabalhar o livro do ?Rola, rola meu queijinho?, um livro muito  engraçado  que nos faz rir imenso!

Ouvimos o Cd das músicas  do  Gerson vezes sem conta... e hoje finalmente chegou o dia de conhecermos o cantor  e também o autor  do livro!

Este encontro contou com a apresentação e dinamização da mesma história, através das músicas originais, interação com a mascote e sessão de autógrafos.

Foi um momento muito divertido, em que rimos, cantámos e também  dançámos... Esta visita ao nosso Pica-Pau resultou numa troca de boa disposição onde também participaram os alunos dos 4 e 5 anos.


“ A leitura é como a música da imaginação, que nos faz percorrer os caminhos da sabedoria!”

Ver galeria de fotos



Os solos

As atividades de investigação e experimentação contribuem para melhoria da cultura científica, tecnológica e artística dos alunos. Assim, e porque acreditamos que a manipulação de materiais e objetos diversificados estimulam a compreensão ativa das ciências, os alunos do 3.º ano realizaram uma atividade sobre os solos, manipulando amostras diversificadas dos mesmos, acomodando-as em frascos de vidro, de forma a poderem observar as diferentes camadas.

Ao manipularem, através do tato, as amostras de solo disponibilizadas, perceberam as diferenças de cada uma delas (se é um solo arenoso; se é mais escuro e granuloso, logo mais rico em húmus; se é de cor avermelhada, é mais rico em argila, etc.) e puderam, igualmente, verificar a permeabilidade dos mesmos.

Os alunos manifestaram curiosidade, interesse e motivação, durante o desenvolvimento de toda a atividade.

Ver galeria de fotos



O microscópio ótico

De acordo com os interesses dos alunos pelas ciências, as turmas do 3.º ano desenvolveram atividades práticas que envolveram a investigação, a curiosidade e a manipulação de novos materiais. O microscópio foi o instrumento que possibilitou o desenvolvimento desta atividade prática, tornando-se interessante pelo facto de, ao usar diversos materiais, permitir que os alunos compreendam melhor o que os rodeia e possam construir os seus próprios conceitos e saberes, facilitando a aprendizagem. A produção de desenhos, a partir das observações realizadas, permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades, principalmente as relacionadas com a observação, interpretação e descrição de imagens. Foi muito giro!

Ver galeria de fotos

 



PROJETO:

“Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família. Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros.” (Plano Nacional de Leitura – Ler + em Família; 2013)

Este Projeto acompanha o grupo dos Piratas (sala do Pré-Escolar) desde os 24-36 meses! Todas as famílias-Piratas gostam muito deste projeto de leitura.
Como funciona?

Todas as sextas-feiras é colocado no cabide de um dos piratas, o saco das “Histórias Partilhadas”. Juntamente com o mesmo, segue um livro (à escolha da criança) e um boneco de pano liso (silhueta da criança). O boneco irá ser construído/ elaborado por todas as famílias e pelas crianças (ex: com uma peça de roupa da criança; decorado de acordo com a história escolhida; etc..). Cada família colocará apenas um adereço ou caraterística no futuro pirata, para que todos possam participar.

O boneco e o saco regressam à escola todas as quartas-feiras.

O livro partilhado deverá  ser lido várias vezes, em família, ao longo do fim-de-semana.

Ver galeria de fotos

Boas aventuras literárias a todas as famílias-Piratas!