Os solos

As atividades de investigação e experimentação contribuem para melhoria da cultura científica, tecnológica e artística dos alunos. Assim, e porque acreditamos que a manipulação de materiais e objetos diversificados estimulam a compreensão ativa das ciências, os alunos do 3.º ano realizaram uma atividade sobre os solos, manipulando amostras diversificadas dos mesmos, acomodando-as em frascos de vidro, de forma a poderem observar as diferentes camadas.

Ao manipularem, através do tato, as amostras de solo disponibilizadas, perceberam as diferenças de cada uma delas (se é um solo arenoso; se é mais escuro e granuloso, logo mais rico em húmus; se é de cor avermelhada, é mais rico em argila, etc.) e puderam, igualmente, verificar a permeabilidade dos mesmos.

Os alunos manifestaram curiosidade, interesse e motivação, durante o desenvolvimento de toda a atividade.

Ver galeria de fotos



O microscópio ótico

De acordo com os interesses dos alunos pelas ciências, as turmas do 3.º ano desenvolveram atividades práticas que envolveram a investigação, a curiosidade e a manipulação de novos materiais. O microscópio foi o instrumento que possibilitou o desenvolvimento desta atividade prática, tornando-se interessante pelo facto de, ao usar diversos materiais, permitir que os alunos compreendam melhor o que os rodeia e possam construir os seus próprios conceitos e saberes, facilitando a aprendizagem. A produção de desenhos, a partir das observações realizadas, permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades, principalmente as relacionadas com a observação, interpretação e descrição de imagens. Foi muito giro!

Ver galeria de fotos

 



PROJETO:

“Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família. Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros.” (Plano Nacional de Leitura – Ler + em Família; 2013)

Este Projeto acompanha o grupo dos Piratas (sala do Pré-Escolar) desde os 24-36 meses! Todas as famílias-Piratas gostam muito deste projeto de leitura.
Como funciona?

Todas as sextas-feiras é colocado no cabide de um dos piratas, o saco das “Histórias Partilhadas”. Juntamente com o mesmo, segue um livro (à escolha da criança) e um boneco de pano liso (silhueta da criança). O boneco irá ser construído/ elaborado por todas as famílias e pelas crianças (ex: com uma peça de roupa da criança; decorado de acordo com a história escolhida; etc..). Cada família colocará apenas um adereço ou caraterística no futuro pirata, para que todos possam participar.

O boneco e o saco regressam à escola todas as quartas-feiras.

O livro partilhado deverá  ser lido várias vezes, em família, ao longo do fim-de-semana.

Ver galeria de fotos

Boas aventuras literárias a todas as famílias-Piratas!