Visita ao Centro Comunitário da Ramada

Na passada quarta-feira, alguns dos alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Externato Pica-Pau, deslocaram-se até ao Centro Comunitário Paroquial da Ramada para, em conjunto com os utentes do Centro de Dia, decorarem a sala com os enfeites de Natal por eles elaborados. Foi um momento de grande alegria e partilha entre todos.

Nesta instituição estamos a desenvolver o Projeto PICAS, projeto esse que assenta em cinco valores base:

P – Partilha, I – Inclusão, C – Caridade, A – Amor, S – Solidariedade.

Durante todo ano letivo, várias atividades serão desenvolvidas pelos nossos alunos, junto e para os utentes do CCPR, sendo que, neste momento, se encontra a decorrer uma recolha solidária, de apoio a famílias do nosso concelho que recorrem ao Centro Comunitário.

Junte-se a nós até ao dia 6 de janeiro. O seu contributo ajudará as famílias a ficarem mais felizes!

Ver galeria de fotos

 



Uma manhã divertida

"Os alunos dos 1.° e 2.° anos viveram uma manhã cheia de momentos divertidos ao visitarem a exposição "Tcharan, o Circo das Experiências". Neste contexto, foi-lhes possível vivenciarem experiências ao explorarem o recinto onde a emoção do parque se alia à aventura do circo!!! Num percurso onde todos os sentidos são amplamente postos à prova, cada aluno pôde construir o seu próprio conhecimento experimentando as várias estações, tais como: labirinto de espelhos, chão musical, cheira e adivinha,  toca e adivinha, ouve e adivinha e, por exemplo, a famosa cama de pregos!

Os nossos alunos adoraram estar do outro lado de um dos maiores espetáculos do mundo!"

Ver galeria de fotos

 



Visita de Estudo ao Teatro Bocage

"Fazendo jus ao espírito aventureiro e heroico do povo português, presente em todos os acontecimentos que culminaram na construção do Reino de Portugal e na sua constituição posterior como País e Estado Independente, a Companhia de Teatro Bocage apresentou, aos alunos do 4.º ano, a peça intitulada “A Alegre História de Portugal em 90 minutos”.

Um apurado sentido de descoberta, o orgulho de ser Português, uma coragem sem limites, muita determinação no desbravar de horizontes além-mar e a conquista de novas terras e povos ditaram o mote para esta divertida comédia, que fez as delícias dos nossos alunos. Por tudo isto, e pela relação com os conteúdos abordados na área de Estudo do Meio, foi uma manhã recheada de momentos de muitas gargalhadas e aprendizagens importantes."

Ver galeria de fotos



O Magusto também trouxe castanhas para os mais pequenos!

O São Martinho cheira sempre a castanhas assadas, por isso este ano no Externato Pica-Pau o dia de São Martinho foi comemorado de uma forma especial! Tivemos à porta da escola um assador de castanhas que nos deu castanhas quentinhas…

E não nos podemos esquecer do nosso castanheiro que ficou muito bonito graças à participação de todas as famílias.

No meu saquinho guardei uma dúzia de castanhas,

Tão quentinhas que estão!

Vou dá-las ao pai, vou dá-las à mãe.

Castanhas quentinhas, que cheiram tão bem!

Ver galeria de fotos



Dia Nacional do Pijama no Externato Pica-Pau do Jardim da Amoreira

O Dia Nacional do Pijama é um grande dia de solidariedade em que crianças ajudam crianças e aprendem a partilhar.

Todos os anos no dia 20 de novembro – Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança – nas escolas aderentes de todo o país, as crianças até aos 10 anos podem participar no Dia Nacional do Pijama, um dia divertido, educativo e solidário!

O pijama é para todos nós o símbolo dos momentos de família, repletos de carinho, de cumplicidade, de aconchego e de ternura. Por isso, nesse dia, os meninos e meninas foram convidados a vir vestidos de pijama para lembrar que todas as crianças têm direito a crescer numa família.

Partilhar mensagens ou pensamentos foi também uma das atividades promovidas com toda a comunidade educativa. Com as frases alusivas à causa, escritas em família completámos o nosso Pijama dos Afetos.

Com vista a melhorar a realidade diária das crianças que vivem institucionalizadas, o Projeto Mundos de Vida propôs, ainda, uma recolha simbólica de fundos.

No Dia Nacional do Pijama cada criança trouxe para a escola os seus donativos para serem integralmente entregues ao Projeto.

No Externato Pica-Pau Jardim da Amoreira, juntou-se a quantia de 428.85€. Este valor vai servir para ajudar a mudar a realidade das crianças em risco no nosso país.

O pouco pode fazer muito! TODOS POR  UMA GRANDE CAUSA

Ver galeria de fotos



Houve partilha no Externato Pica-Pau!

Neste São Martinho todas as turmas do Externato Pica-Pau foram surpreendidas  com uma peça de teatro "Lenda de São  Martinho"

dinamizada  por algumas docentes  e crianças onde percebemos como é importante partilhar como nos ensinou São Martinho.

E como se não bastasse, para o dia ser perfeito, contámos ainda  com a presença de um vendedor de castanhas que trouxe  as famosas castanhas quentinhas e boas até ao Externato.

Viva  ao São Martinho e ao espírito da partilha!

Ver galeria de fotos

 



Dia do Pijama no Externato Pica-Pau

Ontem comemorou-se o Dia Nacional do Pijama e nós, sendo uma ESCOLA PIJAMA, estivemos em MISSÃO!

Para que pudéssemos desempenhá-la com sucesso, usámos um fato especial - O PIJAMA!

Com a ajuda de todas as famílias, conseguimos cumprir o nosso objetivo - ajudar as crianças que não conhecem o calor e o aconchego que a FAMÍLIA nos dá!

Obrigado a TODOS os que nos ajudaram, mais uma vez, a abraçar esta nobre causa!

Ver galeria de fotos



Inspirados pelo Outono e pelo São Martinho

O outono ao chegar presenteia-nos com a toda a sua magia: as cores das folhas nas árvores, as colheitas dos frutos da época, o cheirinho das castanhas assadas a pairar no ar, as tradições que passam de geração em geração, como as vindimas, o S. Martinho e outras.

Vivenciar experiências e datas significativas que fazem parte da nossa história são comemorações assinaladas no Externato PP, sendo uma forma de a criança descobrir a sua cultura e identificar-se socialmente, o que não passa despercebido, nem aos nossos mais pequeninos do berçário e 12/24 meses.

As imagens mostram que já são uns verdadeiros artistas, sempre com a capacidade de nos surpreenderem, pela forma como participam e correspondem às diversas atividades desenvolvidas.

Ver galeria de fotos



Dia Nacional do mar no Pica-Pau

Amanhã comemora-se o Dia Nacional do Mar e, para assinalar esse dia, tivemos no Externato Pica-Pau Sara Rodi, a autora do livro “A Garrafa Mágica”.

Foi uma visita excecional, na medida em que, para além da mensagem importantíssima que consta do livro que escreveu, conhecemos outra vertente desta autora, no âmbito da escrita de guiões e de séries infantojuvenis de grande sucesso.

Paralelamente a esta atividade, temos em exposição as “esculturas”, onde os materiais utilizados foram os resíduos plásticos e metais, causadores da grande mancha de poluição dos nossos mares e oceanos. Estas “esculturas” foram criadas pelos nossos alunos, em conjunto com as suas famílias, às quais desde já agradecemos, pois, o produto final foi, sem sombra de dúvidas, fantástico!!

Pode viajar pelo mar de obras de arte que estão na nossa exposição até ao final de segunda-feira, no átrio do Externato.

Agradecemos, mais uma vez, a visita da autora, bem como o carinho com o qual nos presenteou no dia de hoje."

Ver galeria de fotos



E não é que também já temos cozinheiros no nosso Externato?

No passado dia 6 de novembro as crianças da Sala dos Amigos e as crianças da Sala dos Pinguins decidiram ser verdadeiros cozinheiros.

Colocaram mãos à obra e saiu um maravilhoso Docinho de Abóbora.

Os ingredientes secretos para esta confecção foi muito amor, muito carinho, muita dedicação, aromas maravilhosos, um bom paladar e muito entusiasmo!

O Resultado final ficou uma verdadeira delícia!

Ver galeria de fotos



No Dia do Animal fomos todos heróis!

Este ano o Pica-pau do Jardim viveu o Dia Mundial do Animal em dois momentos.

No dia 9 de outubro tivemos a oportunidade de promover o encontro literário/musical com o autor João Pedro Condesso onde apresentou o seu livro infantil: “Afinal, ainda há heróis”. A história é passada no Reino dos Balões, onde um dia o rei ordena a substituição de todos os animais de estimação por robôs de estimação (por estes serem, por vezes, maltratados e abandonados).

O encontro contou assim, com a apresentação e dinamização da história através das músicas originais, interação com a mascote terminando com sessão de autógrafos.

Adorámos conhecer esta história e divertimo-nos muito!

Por fim, no dia 16 de outubro foi com grande alegria e entusiasmo que recebemos as 2 patudinhas da AMIAMA – a Kika e a Mariana, as quais fizeram as delícias de todos.

Nesse dia foram entregues os bens angariados.

Em nosso nome e da instituição AMIAMA agradecemos a todos os que colaboraram ao deixar o seu contributo.

Afinal, ainda há heróis que, todos os dias, salvam os animais e os tratam com muito amor.

Um bem haja!!

Ver galeria de fotos



A sala dos Piratas tem novidades!

Fomos ao Pão por Deus! Uma tradição do tempo dos nossos pais e avós.

Esta é uma tradição antiga, no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos em Portugal, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta.

Este ano a sala dos Piratas quis comemorar o dia do Pão por Deus!

Construímos os nossos "sacos" com material reutilizável - caixas de papel (cereais, café, bolachas, etc). 

A construção dos sacos do Pão por Deus é uma tradição. Os sacos são feitos com vários tecidos. Não utilizamos tecidos, mas sim quadrados de papel de vários tamanhos e cores para dar o efeito de retalhos.

Depois de terminados os "sacos" fomos pedir Pão por Deus a todas as salas do Externato. Não conseguimos ir à rua, como era a ideia inicial, mas não deixamos passar esta data em vão...

Recebemos o que as professoras e os alunos nos podiam dar: tangerinas, castanhas, nozes, rebuçados, gomas, broas, chocolates, etc..

Recebemos, mas também demos, o nosso Pão por Deus, oferecendo a todos a canção que aprendemos com a professora de Música.

Foi muito divertido!! Adoramos a atividade e pensamos que todos gostaram da nossa visita.

Ver galeria de fotos



Resultados dos questionários já estão disponíveis

De acordo com o publicado anteriormente, as turmas A e B do 4º ano do nosso Externato, recolheram, de um total de 160 alunos (entre pré-escolar e 1.º ciclo) 149 inquéritos, que correspondem a uma taxa de 93% de respostas. A informação dos questionários foi tratada estatisticamente e entregue a todos os grupos/ turmas sob a forma de tabelas de frequência absoluta. Concluímos que, no geral, todos os alunos preferem a comida saudável e consideram a atividade física uma “forte aliada” na promoção da qualidade de vida das pessoas. Estes resultados deram ainda origem a uma série de trabalhos que foram feitos pelos nossos alunos. 

Ver galeria de fotos



Há novidades na sala dos Piratas!

A propósito do dia mundial da alimentação, e depois da leitura de uma história sobre o tema, decidimos confecionar uma salada de frutas - a deliciosa receita de salada de frutas da Sofia e do seu pai! Mas, como este ano já estamos mais crescidos, quisemos fazer tudo a rigor e planeamos uma ida à mercearia mais próxima para escolher e comprar as frutas. 

Elaborámos uma lista de compras, onde todos desenhamos as frutas e as quantidades necessárias para a receita.

Na passada quinta-feira lá fomos a pé até à mercearia do fundo da rua do Externato. Levamos a nossa lista e algum dinheiro para pagar as compras. Os donos da loja e os seus clientes eram muito simpáticos e ficaram muito contentes por nos verem ali. Os comerciantes locais olhavam para nós e cumprimentavam-nos....e nós sentimo-nos muito crescidos, acarinhados e super felizes com aquele passeio.

Ao longo do caminho fomos observando, ao pormenor, tudo à nossa volta, como certamente nunca o tínhamos feito... Encontramos formigas a levarem coisas minúsculas para as suas casas - os formigueiros; observamos a paisagem (aquela que vemos todos os dias de carro) mas desta vez de outra forma...muito mais atenta!! Até encontramos o Cristo Rei e o estádio do Benfica, muito pequeninos, lá ao fundo... A paisagem da nossa Escola é espetacular!!... Já alguma vez pararam para observar??? Experimentem!
Ah! Aprendemos também algumas regras de prevenção rodoviária e apanhámos flores para oferecer aos nossos pais e amigos. Foi um passeio muito agradável e cheio de aprendizagens!!

Com uma manhã tão ocupada, já não tivemos tempo de preparar a sala de frutas para o almoço, mas fizemo-lo da parte da tarde, para o lanche ...e estava deliciosa, tal como a Sofia tinha referido na historia!

Receita da salada de frutas dos Piratas:

Para finalizar, ainda colocamos um pouco de sumo de laranja natural. E fica verdadeiramente delicioso!

Experimentem em casa! 

 

Ver galeria de fotos



Visita ao Jardim Zoológico

Na passada sexta-feira, dia 11 de outubro, as turmas do 3.ºano visitaram o Jardim Zoológico e foi, sem dúvida, uma visita deslumbrante!

Nesta visita, os alunos tiveram a oportunidade de rever alguns dos conteúdos trabalhados em sala de aula no âmbito do projeto "Animais e o Meio". Depois de uma semana a falar dos animais em extinção, nada melhor do que ver algumas das espécies que estão em risco de desaparecer.

Foi muito interessante perceber que o Jardim Zoológico preocupa-se com todos os seus animais. Sabia que as espécies que podemos visitar vêm de outros Jardins Zoológicos? É verdade, nenhum deles é retirado do seu habitat e, sempre que possível, são reintegrados no seu habitat natural. O Zoo assume assim um papel ativo na proteção e conservação da natureza! 

#passoapassovamosfazeracontecer 

Ver galeria de fotos



O monstro das bolachas e uma lição sobre alimentação

No âmbito  da comemoração  do Dia Mundial da Alimentação  e em interdisciplinaridade com a área de expressão  motora o professor Carlos proporcionou  um jogo lúdico e didático aos meninos dos 4 anos.

O mostro das bolachas anda a abusar um pouco das bolachas... os meninos das salas dos artistas e dos exploradores quiseram dar-lhe uma lição  e ensiná-lo a escolher  alimentos  saudáveis  e pôr de parte os alimentos que não são saudáveis.

Querem espreitar?

Ver galeria de fotos



Os Piratas continuam a navegar no Trilho da Sustentabilidade!

No âmbito do nosso tema do projeto educativo do Externato Pica-Pau - No Trilho da Sustentabilidade - nós, os Piratas (5 anos), temos vindo a construir diversos instrumentos de aprendizagem, com material de desperdício, tais como: jogos de construção com tampas, jogo da formação de palavras com tampas, jogos de sequências com tampas de cores, jogos do galo, ... entre outros.

A semana passada colocámos as mãos à obra e a “magia” aconteceu!

Com as garrafas de iogurte, Danoninhos, que fomos trazendo para a sala, sempre com a colaboração das famílias, construímos um pequeno jogo que relaciona os números às quantidade que representam.

Na realização desta atividade foi essencial a colaboração de todos.

Muito orgulhosos do nosso trabalho de equipa, a nossa educadora enviou uma fotografia do resultado do nosso trabalho para a marca de iogurtes Danone.

Tivemos resposta imediata da referida marca, o que foi, para nós, muito importante e gratificante.

Obrigada a todos! Vamos dando notícias dos nossos trabalhos.

Os Piratas



Visita ao Museu de Metrologia

Museu de Metrologia, diz-vos alguma coisa? Aos alunos do 4.º ano também não. Por essa razão, fomos visitá-lo na passada sexta-feira. Este museu, que se localiza no Instituto Português de Qualidade, é de extrema importância, tanto a nível histórico, como a nível curricular, articulando a matemática e o estudo do meio. Este instituto e? uma refere?ncia nacional na divulgac?a?o do patrimo?nio metrolo?gico, com interesse histo?rico e da histo?ria da metrologia em Portugal. Durante a visita, os alunos, puderam contactar com a diversidade de padro?es e respetivos valores, com a histo?ria sobre a tentativa de criac?a?o de um sistema uniforme (Reforma Manuelina) e com o Sistema Me?trico Decimal, divulgado e promovido a partir de meados do se?c. XIX.

Depois de chegados ao Externato Pica-Pau, representámos, no plano, vários objetos observados na visita, que todos adoraram.

Ver galeria de fotos

 



Duas abóboras no Pica-Pau e um doce delicioso!

As salas dos  Artistas e dos  Exploradores estão a descobrir a estação  do Outono!!!! E porque  toda a partilha/colaboração é  sempre bem-vinda, desta vez tivemos a oferta de duas abóboras das hortas  de uns avós...

Com essa abobora fizemos  um doce que, por sinal, ficou  delicioso!

Muito obrigado pela partilha!

Ver galeria de fotos

 



Espelho meu, espelho meu...quem serei eu?"

À semelhança da semana passada, também nesta, o desenho e a pintura foram privilegiados. Os nossos artistas escolheram um colega, através de um sorteio, para a respetiva representação da sua figura/retrato, sem nunca poder revelar o nome do seu "modelo". O conhecimento do outro, através da observação, foi fundamental uma vez que, esta atividade, finalizou com a descrição física e psicológica de cada um." 

Ver galeria de fotos



Pic'Arte

A expressão artística é parte importante da formação da criança, já que a conduz ao desenvolvimento intelectual, emocional, manual e físico, ajudando-a na sua transformação integral, além de incentivar o hábito de apreciação cultural e artística.   Considerando que a “arte” possui diversas linguagens, ressaltamos que ela é a maior fonte de comunicação e expressão que une povos e culturas. Assim, durante toda esta semana, representámos obras de diversos pintores, escolhidos pelas crianças, com as quais fizemos uma exposição denominada Pic’Arte

Ver galeria de fotos



Ateliers de verão do nosso Externato

Nos últimos dias, os já habituais ateliers de verão do nosso Externato têm feito as delícias dos nossos alunos. 

Se durante a manhã estamos todos entretidos na praia, as tardes não são menos divertidas. Para preencher as tardes dos nossos alunos, estamos a dinamizar no nosso Externato um atelier que tem como tema o “Jurassic Pau”. 

Utilizando materiais reutilizáveis, os nossos meninos têm dado asas à imaginação e ao longo da última semana, têm criado espetaculares exemplares de dinossauros, alguns deles até então desconhecidos.

É caso para dizer que os Dinossauros invadiram e nosso o átrio do Externato Pica-Pau e fizeram dele o seu habitat.

Conheça os dinossauros que apareceram entretanto no nosso Externato na galeria. 

Ver galeria de fotos



Cerimónia de Finalistas 2019

Mais importante do que o destino é a viagem! Por isso, a cerimónia dos finalistas do 4° ano realizada no dia 15 de junho, apenas assinalou as memórias e aventuras vividas e guardadas ao longo de 4 anos.... Os nossos alunos que iniciaram o primeiro ciclo em 2015 tiveram, como é tradição, a sua missa de finalistas na Igreja Paroquial da Ramada para bênção das fitas e receberam o seu diploma no auditório do ICE, junto de toda a família, amigos e equipa Pica-Pau.

Desejamos que a nova viagem que agora inicia seja repleta de conquistas e sucessos e nunca se esqueçam deste porto de abrigo que sempre os receberá!

Ver galeria de fotos 



Externato Pica-Pau e ICE vencem "Separa e Ganha"

Dada a pertinência do programa de educação ambiental da ValorSul –EcoValor  que tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais, o Externato Pica-Pau voltou a participar no  concurso “Separa e Ganha” dinamizado pela Câmara Municipal de Odivelas. Depois de vários anos a concorrer individualmente, e como a união faz a força, este ano, o nosso Externato aliou-se ao Instituto de Ciências Educativas, sendo que este ano as duas escolas do GRUPO PEDAGO optaram por apresentar uma candidatura conjunta. O resultado não podia ter sido melhor;  o PRIMEIRÍSSIMO lugar com grande destaque em ambas as categorias (plástico e metal, papel e cartão).

Estamos, portanto, todos de PARABÉNS, num sinal claro de que de facto, estamos a seguir o trilho da sustentabilidade no nosso Externato!!

Agradecemos a todos os que contribuíram de uma forma responsável e diária, durante todo ano, para que esta vitória fosse possível.

Ver galeria de fotos



António Mota visitou o nosso Externato

Conscientes da importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança sabemos que os livros são promotores de grandes aprendizagens, pois facilitam a compreensão de acontecimentos do mundo envolvente e potencializam as aprendizagens significativas.

Neste sentido, convidámos o escritor português António Mota que comemora, este ano, 40 anos de carreira literária, a visitar o nosso externato, para que partilhasse connosco histórias e momentos muito especiais. 

Os nossos meninos adoraram a sua visita e esperam ansiosamente pela próxima. 

Ver galeria de fotos



Dia Internacional da Família no Pica-Pau

A base de toda a sociedade é em primeira estância a família!

Hoje dedicámos-lhe um espaço divertido e interativo na receção e saída das nossas crianças e não foi preciso muito, por vezes as coisas mais simples são as mais belas e poderosas, o jogo: “Pequenos gestos que enchem para sempre o nosso coração”.Pais e filhos participaram ativamente e criaram-se momentos únicos e verdadeiros cheios de amor.

Que este belo poema dedicado à família, possa acompanhar-nos todos os dias para que desta forma as nossa crianças cresçam com alicerces fortes e se transformem no futuro cidadãos felizes, que saibam respeitar e ser respeitados, que contribuam de forma positiva para um mundo melhor.

Parabéns a todas as nossas famílias por estarem aí sempre para os vossos tesouros!

Ver galeria de fotos

A Família

A Família é o berço
Que nos acolhe ao nascer,
Nos dá força e energia,
Nos abriga e faz crescer.

A família é o lar,
Onde voltamos cada dia,
Que nos anima e protege,
Na tristeza e alegria.

A família é o abraço,
Que aperta contra o peito,
Quando tudo corre mal,
Ou parece com defeito.


Há famílias bem diferentes,
Em género, número ou cor,
O que importa é a união,
O Iimportante é o amor!

Maria do Rosário Macedo



O Lobo ibérico visitou o Externato Pica-pau

Os alunos de 4 e 5 anos participaram numa atividade de sensibilização sobre o lobo Ibério - OS LOBOS DESCEM ÀS ESCOLAS, orientada pelo Centro de Recuperação do Lobo Ibério, com a presença da sua mascote.  

Nesta sessão foram abordados aspetos relacionados com a biologia e a ecologia do lobo, bem como as ameaças e desafios à sua conservação.

O Lobo é um animal em vias de extinção e cabe a todos nós sensibilizar as nossas crianças para este problema tão atual.

Foi uma manhã muito divertida, onde pudemos aprender muitas coisas sobre este animal.

Ver galeria de fotos



Férias da Páscoa continuação

Mais uma semana de diversão mas sempre a aprender!

Dando continuidade às atividades realizadas na primeira semana, os últimos dias foram repletos de diversão, desafios e muitas brincadeiras (sem esquecer os momentos de estudo e trabalho!). Reaproveitámos material de desperdício, criando verdadeiras obras de arte!Fizemos uma Caça ao Ovo, onde as nossas crianças entraram no mundo de fantasia e desvendaram enigmas.Para terminar esta semana de férias, proporcionámos às nossas crianças um momento de relaxamento e meditação.Nestas últimas duas atividades contámos com a participação das crianças do Pré-Escolar. Foi um excelente trabalho de equipa!

Ver galeria de fotos



A primeira semana de férias da Páscoa

A primeira semana de férias da Páscoa foi uma animação no nosso Externato!

 Os nossos ateliers têm feito a delícia dos nossos alunos. "Coelhos pop up" , "entre leite e detergente, não metas a colher!", "artes com as mãos" são algumas das muitas atividades que fazem parte da “nossa ementa das férias da Páscoa”. Mas porque o 3° período  está já já aí a chegar, diariamente, articulamos estas atividades com o Apoio ao Estudo.

E é assim que se cresce no nosso Externato.

Passo a passo!

Crescer a aprender!

Ver galeria de fotos



Dia do Pai

Desde ontem e por forma a assinalar o Dia do Pai que as habituais aulas de natação dos nossos meninos têm sido diferentes. Por forma a assinalar o Dia do Pai, o Healthclub H2oVita convidou os pais a juntarem-se aos seus filhos numa aula que fica sempre marcada pelo clima de diversão que se faz sentir. Preparada a pensar na interação entre pais e filhos, os participantes são desafiados a fazerem durante a aula uma série de jogos e a resolverem inúmeros desafios e claro, a divertirem-se muito!

Ver galeria de fotos



Os solos

As atividades de investigação e experimentação contribuem para melhoria da cultura científica, tecnológica e artística dos alunos. Assim, e porque acreditamos que a manipulação de materiais e objetos diversificados estimulam a compreensão ativa das ciências, os alunos do 3.º ano realizaram uma atividade sobre os solos, manipulando amostras diversificadas dos mesmos, acomodando-as em frascos de vidro, de forma a poderem observar as diferentes camadas.

Ao manipularem, através do tato, as amostras de solo disponibilizadas, perceberam as diferenças de cada uma delas (se é um solo arenoso; se é mais escuro e granuloso, logo mais rico em húmus; se é de cor avermelhada, é mais rico em argila, etc.) e puderam, igualmente, verificar a permeabilidade dos mesmos.

Os alunos manifestaram curiosidade, interesse e motivação, durante o desenvolvimento de toda a atividade.

Ver galeria de fotos



PROJETO:

“Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família. Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros.” (Plano Nacional de Leitura – Ler + em Família; 2013)

Este Projeto acompanha o grupo dos Piratas (sala do Pré-Escolar) desde os 24-36 meses! Todas as famílias-Piratas gostam muito deste projeto de leitura.
Como funciona?

Todas as sextas-feiras é colocado no cabide de um dos piratas, o saco das “Histórias Partilhadas”. Juntamente com o mesmo, segue um livro (à escolha da criança) e um boneco de pano liso (silhueta da criança). O boneco irá ser construído/ elaborado por todas as famílias e pelas crianças (ex: com uma peça de roupa da criança; decorado de acordo com a história escolhida; etc..). Cada família colocará apenas um adereço ou caraterística no futuro pirata, para que todos possam participar.

O boneco e o saco regressam à escola todas as quartas-feiras.

O livro partilhado deverá  ser lido várias vezes, em família, ao longo do fim-de-semana.

Ver galeria de fotos

Boas aventuras literárias a todas as famílias-Piratas!