Férias da Páscoa continuação

Mais uma semana de diversão mas sempre a aprender!

Dando continuidade às atividades realizadas na primeira semana, os últimos dias foram repletos de diversão, desafios e muitas brincadeiras (sem esquecer os momentos de estudo e trabalho!). Reaproveitámos material de desperdício, criando verdadeiras obras de arte!Fizemos uma Caça ao Ovo, onde as nossas crianças entraram no mundo de fantasia e desvendaram enigmas.Para terminar esta semana de férias, proporcionámos às nossas crianças um momento de relaxamento e meditação.Nestas últimas duas atividades contámos com a participação das crianças do Pré-Escolar. Foi um excelente trabalho de equipa!

Ver galeria de fotos



A primeira semana de férias da Páscoa

A primeira semana de férias da Páscoa foi uma animação no nosso Externato!

 Os nossos ateliers têm feito a delícia dos nossos alunos. "Coelhos pop up" , "entre leite e detergente, não metas a colher!", "artes com as mãos" são algumas das muitas atividades que fazem parte da “nossa ementa das férias da Páscoa”. Mas porque o 3° período  está já já aí a chegar, diariamente, articulamos estas atividades com o Apoio ao Estudo.

E é assim que se cresce no nosso Externato.

Passo a passo!

Crescer a aprender!

Ver galeria de fotos



Dia do Pai

Desde ontem e por forma a assinalar o Dia do Pai que as habituais aulas de natação dos nossos meninos têm sido diferentes. Por forma a assinalar o Dia do Pai, o Healthclub H2oVita convidou os pais a juntarem-se aos seus filhos numa aula que fica sempre marcada pelo clima de diversão que se faz sentir. Preparada a pensar na interação entre pais e filhos, os participantes são desafiados a fazerem durante a aula uma série de jogos e a resolverem inúmeros desafios e claro, a divertirem-se muito!

Ver galeria de fotos



Pica-pau de visita à Quinta do Arneiro

Todo o jardim começa com uma história de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada, é preciso que ela tenha nascido dentro da alma. Quem não planta jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.”

Sabemos o quão importante é estimular práticas saudáveis nas nossas crianças, para que estas se tornem mais sociáveis e aprendam, desde cedo, a importância do contacto com a natureza, bem como a de respeitar o meio ambiente. Através deste contacto começam a criar laços saudáveis entre si. Mexer na terra, ver as plantas a crescer e acompanhar o nascimento das flores são ações que fazem a criança entender os ciclos naturais e aprender a respeitá-los. Ver algo brotar da terra, sabendo que fomos responsáveis pela semente, é algo muito gratificante. De certa forma, é uma criação nossa e, portanto, um motivo de orgulho e satisfação.

Assim, as turmas do 3.º ano do Externato Pica-Pau visitaram a Quinta do Arneiro, em Mafra, onde, recebidos de uma forma muito calorosa, partimos à descoberta do mundo maravilhoso da produção biológica, e da sua importância para a nossa vida e para a do planeta. Obrigada a todos aqueles que tornaram o nosso dia especial, em particular ao João, que nos “apresentou” toda a quinta.

Ver galeria de fotos



O Carnaval já chegou ao nosso Externato

Hoje o nosso Pica-Pau ganhou vida, para brincar connosco ao Carnaval.

Tem sido um dia de folia e diversão, com música, máscaras e muita animação.

O “faz de conta” e a fantasia fazem-se valer, pois, com o auxilio das máscaras os nossos pequenitos transformam-se em super-heróis, representam profissões e animais. Enfim, o importante é a alegria e entusiasmo, com que as crianças vivem esta época festiva.

Ver galeria de fotos



“Rola, Rola Meu Queijinho” visitou o Picapau!

No âmbito da divulgação e da promoção da leitura e da escrita,  o Externato Pica-Pau (Jardim da Amoreira), proporcionou no dia 26 de Fevereiro um encontro literário/musical com os autores e músico que colaborou no livro infantil “Rola, Rola Meu Queijinho”, direcionado às valências de Creche/Pré-Escolar.

Finalmente este dia chegou... Já  há  algum tempo que começámos  a trabalhar o livro do ?Rola, rola meu queijinho?, um livro muito  engraçado  que nos faz rir imenso!

Ouvimos o Cd das músicas  do  Gerson vezes sem conta... e hoje finalmente chegou o dia de conhecermos o cantor  e também o autor  do livro!

Este encontro contou com a apresentação e dinamização da mesma história, através das músicas originais, interação com a mascote e sessão de autógrafos.

Foi um momento muito divertido, em que rimos, cantámos e também  dançámos... Esta visita ao nosso Pica-Pau resultou numa troca de boa disposição onde também participaram os alunos dos 4 e 5 anos.


“ A leitura é como a música da imaginação, que nos faz percorrer os caminhos da sabedoria!”

Ver galeria de fotos



Os solos

As atividades de investigação e experimentação contribuem para melhoria da cultura científica, tecnológica e artística dos alunos. Assim, e porque acreditamos que a manipulação de materiais e objetos diversificados estimulam a compreensão ativa das ciências, os alunos do 3.º ano realizaram uma atividade sobre os solos, manipulando amostras diversificadas dos mesmos, acomodando-as em frascos de vidro, de forma a poderem observar as diferentes camadas.

Ao manipularem, através do tato, as amostras de solo disponibilizadas, perceberam as diferenças de cada uma delas (se é um solo arenoso; se é mais escuro e granuloso, logo mais rico em húmus; se é de cor avermelhada, é mais rico em argila, etc.) e puderam, igualmente, verificar a permeabilidade dos mesmos.

Os alunos manifestaram curiosidade, interesse e motivação, durante o desenvolvimento de toda a atividade.

Ver galeria de fotos



O microscópio ótico

De acordo com os interesses dos alunos pelas ciências, as turmas do 3.º ano desenvolveram atividades práticas que envolveram a investigação, a curiosidade e a manipulação de novos materiais. O microscópio foi o instrumento que possibilitou o desenvolvimento desta atividade prática, tornando-se interessante pelo facto de, ao usar diversos materiais, permitir que os alunos compreendam melhor o que os rodeia e possam construir os seus próprios conceitos e saberes, facilitando a aprendizagem. A produção de desenhos, a partir das observações realizadas, permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades, principalmente as relacionadas com a observação, interpretação e descrição de imagens. Foi muito giro!

Ver galeria de fotos

 



PROJETO:

“Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para a escola. Na verdade a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família. Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros.” (Plano Nacional de Leitura – Ler + em Família; 2013)

Este Projeto acompanha o grupo dos Piratas (sala do Pré-Escolar) desde os 24-36 meses! Todas as famílias-Piratas gostam muito deste projeto de leitura.
Como funciona?

Todas as sextas-feiras é colocado no cabide de um dos piratas, o saco das “Histórias Partilhadas”. Juntamente com o mesmo, segue um livro (à escolha da criança) e um boneco de pano liso (silhueta da criança). O boneco irá ser construído/ elaborado por todas as famílias e pelas crianças (ex: com uma peça de roupa da criança; decorado de acordo com a história escolhida; etc..). Cada família colocará apenas um adereço ou caraterística no futuro pirata, para que todos possam participar.

O boneco e o saco regressam à escola todas as quartas-feiras.

O livro partilhado deverá  ser lido várias vezes, em família, ao longo do fim-de-semana.

Ver galeria de fotos

Boas aventuras literárias a todas as famílias-Piratas!