Pica-Pau na "Grande Corrida de Sacos" da Valormed

A Grande Corrida de Sacos está quase a arrancar e o Externato Pica-Pau está na grelha de partida por um ambiente melhor.

A Valormed, sociedade responsável pela gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso, lançou a Grande Corrida de Sacos, uma ação de caráter pedagógico e ambiental, dirigida às crianças das escolas do 1.º ciclo, públicas e privadas, que irá ocorrer durante o ano letivo de 2013/2014.

O objetivo é informar e sensibilizar os alunos e todos os membros das comunidades escolares para a importância do correto encaminhamento ambiental das embalagens vazias e medicamentos fora de uso, promovendo a sua recolha em casa e posterior entrega nas farmácias.

Os medicamentos fora de uso podem ser muito perigosos para a saúde e ambiente pois quando não são tratados corretamente contaminam os solos e águas, causando alterações no ecossistema. É por isso que é tão importante que a nossa escola faça parte desta ação e entre nesta corrida.


A Grande Corrida de Sacos vai premiar as escolas com a instalação de um parque infantil no seu espaço educativo, bastando para o efeito que os pais e familiares dos seus alunos façam a entrega da maior quantidade de resíduos de medicamentos nas farmácias.

O ID do Externato Pica-Pau é o 052 e este código deve ser referido pelos pais aquando da entrega na farmácia.

Contamos com a vossa participação para alinhar na partida para a proteção do ambiente!



Pica-Pau volta a unir-se à Ajuda de Berço

À semelhança dos três anos anteriores, o Externato Pica-Pau volta a unir-se à com a Ajuda de Berço, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com a missão de acolher crianças abandonadas ou em situação de risco dos 0 aos 3 anos de idade que precisam de proteção urgente, trabalhando para dar um contributo para um futuro estável e feliz a cada uma das crianças que lá entram.

Num esforço diário para proporcionar a realização de todas as necessidades básicas das cerca de 40 crianças acolhidas, a Ajuda de Berço precisa de contar com a ajuda e generosidade de todos para manter as duas casas abertas. É este sentido que todos nós podemos ser protagonistas de um futuro melhor contribuindo com a entrega de um bem não perecível (os produtos mais necessários são referenciados aqui) no Externato no período de Recolha de Bens, a decorrer entre 02 de dezembro de 2013 e 06 de janeiro de 2014, data em que os nossos alunos se deslocam às instalações da Ajuda de Berço para entregar as vossas ofertas.

Contamos com a generosidade de todos na construção de um dia a dia melhor, mais próspero e com mais dignificação da vida destas crianças. 



Dia de São Martinho

O Magusto é uma festividade que não podemos deixar de comemorar, pois faz parte da nossa cultura e tradições.

 

Ah, ah, ah, minha castanhinha

Quem te pôs a mão sabendo que és minha,

Sabendo que és minha do meu coração

Salta castanhinha para a minha mão.                          

É na tua mão que eu quero ficar

anda pr’o recreio, vamos lá saltar,

Vamos lá saltar e bater o pé  

Porque é no recreio que o magusto é.

 

Foi mesmo no recreio que recebemos o vendedor de castanhas, uma excelente oportunidade de vivenciarmos de perto uma das mais antigas profissões. Assim, pudemos observar como desempenham esta tarefa e deliciar-nos com umas maravilhosas castanhas.  

Em conjunto, os alunos do Pré- Escolar e do 1º Ciclo divertiram-se imenso e participaram em várias atividades alusivas a esta festividade. 

A partilha de atividades é muito importante, pois cabe ao educador em colaboração com os professores, promover a continuidade educativa, facilitando o processo de transição da Educação pré-escolar para o 1º ciclo.

Integrando a nossa escola a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo Ensino Básico, usufruímos da possibilidade de tirar proveito de recursos humanos que facilitam a continuidade educativa, através de várias ações e situações, como a planificação e desenvolvimento de projetos/atividades, que proporcionem a interacção entre alunos dos dois níveis de ensino, como é exemplo a presente atividade.

 

Galeria de Fotos



As figuras geométricas

A sala dos 24-36 meses começou agora a a trabalhar as figuras geométricas e a primeira foi o Quadrado. Para isso, aprendemos a música sobre o quadrado:

“Eu sou o quadrado

Bonito demais

Tenho 4 lados

E todos iguais”.

Foto

E representámos a história“ A Quadradinha” elaborada pelas educadoras. As figuras geométricas foram feitas pelas crianças com a técnica digitinta.

No final, todas das crianças  da instituição puderam assistir. Foto



A chegada do Outono

Para celebrarem a chegada do Outono, os nossos meninos da sala dos 24-36 meses fizeram a sua árvore de Outono e com a colaboração dos pais decoraram as folhas!   

Que lindo que ficou. Foto



As cores...

Durante as últimas  semanas o grupo dos 12-24 meses iniciou a aprendizagem das cores e começou pelo AMARELO. Identificar a cor e associá-la a um objecto são os principais objectivos das actividades.

A cor amarela é uma cor primária de fácil perceção para todos e como estamos a dar as primeiras pinceladas no mundo da identificação das cores fizemo-lo com muitas pinturas, muitas mãos cheias de tintas, muitos aventais coloridos e mesas multicolores. A associação/simbolismo das cores vai agora começar a grande corrida…

Nem imaginam as coisas que fizemos, mas vamos deixar aqui um cheirinho… Pintámos, colámos, fizemos massa, desenhámos, fizemos jogos.

Foi muito divertido e já falta pouco, que todos à sua maneira saibam reconhecer e dizer amarelo.

Ora espreitem lá as fotos.



Dia Mundial da Alimentação

A 16 de outubro comemorou-se, a nível mundial, o Dia da Alimentação, uma data instituída para consciencializar quanto à importância de hábitos alimentares saudáveis, bem como reforçar a necessidade de refletir sobre padrões nutricionais. No nosso Externato este dia foi assinalado com diversas atividades.

Na Creche solicitamos a participação dos pais para com os seus filhos elaborarem uma receita saudável. Surgiram ideias muito engraçada e por isso um bem-haja a todos os que participaram! Ver foto        

Na sala dos 24-36 meses,  provámos romã e fizemos o registo do fruto e trabalhamos a cor vermelha. Ver foto

Na sala dos 3 anos, colorimos a Roda dos Alimentos que depois de forrada serviu de base para a refeição. Falámos de várias frutas e selecionámos as nossas preferidas, através de uma pintura, cortámos fruta ao pedaços e fizemos umas espetadas e no final, todos saboreámos as nossas deliciosas espetadas. A atividade não acabou, sem antes fazermos um suminho de laranja e um doce de abóbora! Ver fotos
 

No Pré escolar, desenvolvemos uma atividade comum aos grupos dos  4/5 anos. Entre outras atividades fizemos uma grande Roda dos alimentos, com a excelente participação da família.

Com estas situações, todos nós no Externato Pica-Pau refletimos sobre a importância de uma alimentação saudável, sabendo que “Saber comer é saber viver!”

 Somos pequenos mas queremos conhecer,

os bons alimentos para bem viver.

Para termos saúde,  queremos comer

carne, peixe, ovos e leite beber,

sem nunca esquecer não,

os legumes, fruta, queijo e pão.



Dia Mundial do Animal

Assinalou-se, no passado dia 4 de outubro, o Dia Mundial do Animal e o Externato Pica-Pau não poderia deixar de assinalar este dia, pois é fundamental promover os direitos dos animais e a sua importância nas nossas vidas.

Como forma de comemoração, pedimos a toda a comunidade do  Externato a colaboração para marcar esse dia com um simples gesto: uma recolha de bens para a instituição Kausa Animal Portugal.

A Associação Kausa Animal Portugal é uma instituição (não governamental, sem fins lucrativos) que surge da união de esforços, sonhos e vontades de um grupo de pessoas que adora animais, dedicando-se a proteger, tratar, alimentar e dar para adoção responsável os animais recolhidos.

Convidámos a associação Kausa Animal Portugal a visitar-nos para falar da importância dos animais, dos cuidados a ter com eles e dos direitos dos animais. Os representantes da associação trouxeram dois amigos de quatro patas para conhecer os nossos alunos e eles adoraram!

Além desta recolha, os nossos meninos, em colaboração com os pais, elaboraram trabalhos sobre os diversos animais que nos rodeiam e, como podem comprovar pelas fotos e pela exposição no Externato, todos se empenharam muito nesta homenagem aos nossos maiores amigos!

Para recordar ficam alguns momentos, que pode ver na galeria



Bom Regresso às Aulas!

Iniciando um novo ano letivo, damos as boas-vindas a todos os parceiros educativos que do Externato Pica- Pau fazem parte.

Convictos de que “A educação tem um papel essencial no desenvolvimento continuo tanto das pessoas como das sociedades” (Jacques Delors), continuaremos a centrar a nossa missão na formação integral de todos os alunos.

Acreditamos que desta forma seremos capazes de formar cidadãos justos e conscientes, colocando os seus saberes e talentos ao serviço do bem comum.

A todos

Bem hajam!