Dia da Alimentação

“Diz-me o que comes, dir-te-ei que saúde tens!”

Com um mote que deveria ser enfatizado por todos nós diariamente, o Externato Pica-Pau está atento à comemoração de alguns dias festivos que se revestem de extrema importância, principalmente para os “futuros adultos”.

Visando esclarecer algumas noções de nutrição e de saúde, no Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro - o nosso Externato dedicou algumas atividades a estas temáticas, as quais culminaram com a elaboração de algumas iguarias saídas das mãos dos nossos pequenos grandes chefes: sopa de legumes, pão, doce de abóbora e bolo de chocolate.

Como as fotos não têm sabor, só podemos dizer-vos que estava tudo uma delícia!

Ver fotos na Galeria



O Externato Pica-Pau celebrou o Dia Mundial da Musica

O Dia Mundial da Música foi oficializado pelo Conselho Internacional da Música, organização não-governamental apoiada pela UNESCO, e celebra-se desde 1975, tendo sido uma iniciativa do violinista Yehudi Menuhin, na época presidente daquele conselho.

A criação desta celebração tem como objetivos promover esta arte, procurando fazê-la chegar a todas as pessoas, sempre de acordo com os ideais da organização, como a paz e amizade.

Sendo o movimento uma resposta natural e espontânea à música que começa numa idade muito precoce deve ser usado para potenciar o desenvolvimento musical na primeira infância.

Deste modo, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Musica, propusemos a realização de uma sessão de movimento para os nossos meninos, acompanhados pelos respetivos papás/mamãs, orientada pela Professora de música Susana Vaz.

A recetividade ao nosso convite foi notável!

Partilhamos algumas fotos que testemunham excelentes momentos vivenciados neste dia no Externato pica-Pau.

Ver Galeria de fotos



Atividades Mês de Agosto

“Já estão definidas as atividades de verão para a primeira semana de agosto a realizar por todos os alunos em frequência do Externato. A diversão será, seguramente, garantida!!!! Contamos contigo”

Ver programa da 1ª Semana



Atelier de Verão 2014

O Externato Pica-Pau realizou de 16 a 27 de junho o período de praia do 1º Ciclo.

Durante dez dias, os nossos alunos desfrutaram de bons momentos no areal de Carcavelos durante a manhã e as partes da tarde foram preenchidas com muita animação garantida pelo concurso “Jogos Sem Fronteiras”.

O desafio lançado pelas professoras envolveu todos os alunos em frequência do Externato nesta altura do ano num projeto comum de participação em atividades lúdicas, tais como: Dança do Balão, Batata Equilibrista, Cara Pálida, Missão Impossível, Masterchef, entre outros e delas ficam os registos fotográficos.

Ver fotos

1ª Semana (16 a 20 de junho)

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Cinema

Jogos sem Fronteiras

Jogos sem Fronteiras

Discoteca

Jogos sem Fronteiras

Meia Final

2ª Semana (23 a 27 de junho)

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Especial

Passatempos

Cinema

Atelier de

Pulseiras

Master Chef

Jogos sem Fronteiras

Final



Cerimónia final do Projeto de Matemática Pangea

"Com muita satisfação participámos na cerimónia final do Projeto de Matemática Pangea, onde a nossa aluna Maria Inês Caridade classificada com o 1º lugar na Educação Pré-Escolar, recebeu a sua merecida homenagem.

Representámos com muito orgulho toda a comunidade educativa do Externato Pica-Pau, num momento simbólico que certamente ficará guardado nas nossas recordações."

 Ver fotos na Galeria



Dia Mundial da Criança

O primeiro dia Mundial da Criança foi celebrado pela primeira vez em 1950.

Tudo começou depois da II Guerra Mundial, em 1945, devido às más condições em que as crianças viviam nesse período pós-guerra. Nessa altura, os países da Europa e Oriente entraram em crise e as populações destes países viviam muito mal... em especial as crianças.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Esse dia foi celebrado pela primeira vez no dia 1 de Junho desse mesmo ano.

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:

- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

A 20 de Novembro de 1959, estes direitos foram passados para o papel e foi legalmente aprovada a "Declaração dos Direitos das Crianças", um documento com um conjunto de leis sobre a protecção das crianças

No Externato Pica-Pau gostamos de descobrir, aprender, brincar? Todos decidimos  assinalar este dia de forma bem especial.

Assim, para celebrar o Dia Mundial da Criança, desenvolvemos algumas atividades lúdicas de exterior nomeadamente estafetas, jogos de água com a pesca das sílabas de modo a formar a frase: FELIZ DIA MUNDIAL DA CRIANÇA.

Deste modo os nossos alunos vivenciaram momentos de partilha e diversão, onde tudo foi vivido com muita emoção e muita animação.

Também proporcionámos a todos os alunos a participação num espetáculo de Paula Teixeira, cantora e intérprete de língua gestual.

Durante o espetáculo percorremos um pouco estes dois mundos aparentemente opostos – o som através da música e o silêncio por meio da língua gestual o que se traduziu num verdadeiro sucesso entre pequenos e graúdos.

Posto isto, é notória a componente didáctica de que este projecto se reveste, sobretudo visto que o «Som e Silêncio» permite minimizar as barreiras da comunicação.

Ver Galeria de fotos



Festa Anual do Pica-Pau - 5 de Abril

“Vivemos no passado dia 5 de abril aquela que é, por tradição, a festa de excelência do nosso Externato.

Ao longo dos seus 40 anos de história, o Externato Pica-Pau tem pautado pela inovação, imaginação e grande dedicação a este evento, vivenciado de forma tão eloquente por todos quantos constituem a nossa comunidade educativa.

Em jeito de homenagem aos nossos artistas aqui deixamos alguns registos fotográficos das atuações dos nossos artistas!!!!”

Ver fotos


 


“Vivemos no passado dia 5 de abril aquela que é, por tradição, a festa de
excelência do nosso Externato.



Ao longo dos seus 40 anos de história, o Externato Pica-Pau tem pautado pela
inovação, imaginação e grande dedicação a este evento, vivenciado de forma tão
eloquente por todos quantos constituem a nossa comunidade educativa.



Em jeito de homenagem aos nossos artistas aqui deixamos alguns registos
fotográficos das atuações dos nossos artistas!!!!”



Ver fotos

 





Concurso de Matemática PANGEA convida para a cerimónia final

Com o lema “Matemática para todos”, o Projeto Pangea deseja contribuir para uma outra abordagem da matemática”.  Foi dentro deste registo que os nossos alunos  aceitaram o desafio de participar nesta iniciativa e foi com grande alegria que vimos alguns deles chegarem à segunda fase do Concurso.

Concluídas todas as etapas do Concursos é com grande orgulho que louvamos as classificações obtidas não só pelos nossos alunos do pré-escolar mas também pelos do 1º Ciclo  que, num universo de 3000 participantes, se posicionaram entre o 4º e o 45º lugares!!!

Informamos, ainda, que a equipa do Concurso de Matemática PANGEA convida para a cerimónia final do concurso todos os elementos da direção da escola, professores, pais e alunos que participaram no concurso, que se realizará no dia 7 de Junho, às 11h no Auditório da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Por questões de logística pede-se a vossa colaboração efetuando uma inscrição prévia dos convidados através do seguinte e-mail:  concursodepangea@gmail.com

 Aos nossos pequenos Matemáticos os nossos mais sinceros PARABÉNS!!!!

Nome do Aluno Classificação
3º Ano  
Joao Miguel Martins Ramos 37
Sofia Manuel Santos Silva Freire 29
Nazare Ediviges Vieira de andrade 27
Tiago Cajado e silva 27
Pedro Miguel Silveiro Gaspar
25
Mariana Valadares Vital 
25
Sofia Goncalves Gama  
24
Francisco Miguel Moura Palmeirinha 
24
Sayoni Sunil Kumar 24
Diogo Teixeira Vieira 24
Beatriz Magalhaes Correia 24
Madalena Rodrigues Gomes  
21
Maria Isabel Sarmento 
14
Ines Pereira Brito Morgado Subtil 
4
   
4º Ano  
Diogo Martins 
45
Pedro Lopo 
43
joão Simão  
42
Matilde Cristóvão 42
David Carrapiço 
36
Rodrigo Salgueiro  
34
Guilherme Farinha 
29
Laura Soeiro 
26
Tomás Santos 
26
Marta Albuquerque 21
Diogo Pereira 
19
Mariana Conceição
19


Externato Pica-Pau vence Concurso Nacional de Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar

O Externato Pica-Pau ficou classificado em 1º lugar a nível nacional, no Concurso de Matemática Pangea, ao nível da Educação Pré-Escolar.

Com esta iniciativa as nossas crianças colocaram em prática os conhecimentos adquiridos diariamente nas nossas salas. Não deixa de ser um grande orgulho, vermos desta forma refletido o nosso grande objetivo - PROMOVER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

PARABÉNS A TODOS!



Alunos do ICE - Instituto de Ciências Educativas visitam o Pica-Pau

No âmbito do tema Os Direitos Humanos, os alunos do 12ºano do ICE, Instituto de Ciências Educativas, sob a orientação da Profª Susana Teixeira, visitaram as salas de 1º ciclo e pré-escolar do nosso Externato para contar e representar uma história sobre os valores humanos. Durante o mês de março foi a vez do pré-escolar 4/5 anos assistir à dramatização de: “As três palavras perdidas”.

A história era sobre um príncipe que se recusava a dizer três palavras que tinha aprendido... Todos os habitantes da aldeia faziam-lhe as vontades, mas sentiam a falta das palavras.

Uma manhã, o príncipe decidiu viajar e conhecer outras terras. Ao longo da sua viagem deparou-se com algumas situações que o levaram a precisar de ajuda de pessoas que ele não conhecia. Ao afastar-se de casa sentiu fome e resolveu pedir comida. “Dá-me pão” disse ele, as pessoas não gostavam da sua forma de falar nem de receber ordens e mandavam-no embora. Por fim, encontrou alguém que lhe deu comida. O príncipe tentou agradecer, mas não encontrou as palavras certas para o fazer. O homem que o ajudou ficou aborrecido com a atitude do príncipe. O príncipe tentou explicar que não tinha feito por mal, mas mais uma vez não sabia o que dizer. Passado um tempo voltou ao seu reino e foi recebido pelo pai que perguntou como tinha corrido a sua viagem. O príncipe disse ao seu pai que tinha aprendido três palavras importantes. A primeira transforma ordens em pedidos. A segunda mostra que valorizamos o que nos foi dado e a terceira revela a nossa vontade de corrigir o que fizemos mal. O rei muito orgulhoso do seu filho sorriu.

Depois dos alunos do ICE contarem a história perguntaram a todos os meninos se sabiam quais eram as três palavras importantes que o príncipe tinha aprendido na sua viagem pelo mundo. Todos disseram que as três palavras importantes eram “Obrigada”; “Se faz favor” e “Desculpa”, palavras essas que utilizamos todos os dias muitas vezes durante o dia. Os alunos do ICE ainda explicaram qual era a diferença entre um pedido e uma ordem.

Para terminar a sua vinda à nossa escola, os alunos do ICE conversaram com os meninos do pré-escolar e perguntaram o que gostávamos mais de fazer e uma palavra muito importante para cada um. O resultado foi variado e foi registado numa folha de papel de cenário feita pelos alunos do ICE.

Este é um excelente exemplo de partilha e troca de conhecimentos entre os vários níveis de ensino existentes nas escolas do Grupo Pedago.

 Ao pretendermos ser uma escola com sentido para todos os que dela fazem parte, são nossos objetivos:

-Aumentar o sucesso escolar;

-Melhorar a qualidade de vida escolar;

-Dinamizar as relações entre os vários parceiros educativos;

-Inovar/Crescer;

-Proporcionar conhecimentos essenciais no desenvolvimento dos nossos alunos;

Deste modo, toda a intencionalidade educativa desenvolvida pelo corpo docente tem como objetivo fundamental proporcionar processos de aprendizagem pensados e organizados.

Organizar momentos de encontro, troca e partilha entre crianças e restantes parceiros educativos que aqui se integram, é uma das estratégias planeadas com a qual pretendemos potenciar o bom desenvolvimento dos nossos alunos, não só a nível académico, como também a nível social, de modo a que se tornem cidadãos íntegros, autónomos e solidários. 

Ver fotos



Encontro Literário

A arte de ler enriquece-nos. No exercício da sua prática crescemos”.

Conscientes da importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança sabemos que os livros são promotores de grandes aprendizagens, pois, facilitam a compreensão de acontecimentos do mundo envolvente e aprendizagens significativas.

Os vários tipos de histórias proporcionam múltiplas sensações e aquisições que muito contribuem, não só para o desenvolvimento de competências nas várias áreas, mas também para fomentar o entusiasmo pelos livros.

Cabe-nos, como educadores e pais, incutir nas crianças desde cedo hábitos de leitura. Neste sentido, nos dias 11 de Dezembro e 15 de janeiro, realizámos encontros literários com Luísa Ducla Soares e Carla Antunes, onde as mesmas fizeram uma breve apresentação de algumas das suas obras com uma sessão de autógrafos.

Foi com grande expetativa que nós, os alunos do pré–escolar, recebemos a escritora e ilustradora. Sabemos que ilustradora é quem desenha as histórias, tarefa que a nossa convidada nos explicou como faz envolvendo-nos assim, numa ilustração do “Monstro das Festinhas”

Bem atentos: ESCUTÁMOS, OBSERVÁMOS, IMITÁMOS, DESENHÁMOS.

O resultado, foi surpreendente!!!

Facilmente nos tornámos uns excelentes ilustradores!!!

No encontro do 1º ciclo a escritora respondeu a uma entrevista elaborada pelos alunos e também partilhou as principais fontes de inspiração para a criação de algumas das suas obras. Muito recetiva ao contacto com os nossos alunos e revelando uma extrema humildade e simpatia, a escritora convidou em seguida algumas crianças a partilharem histórias por elas criadas.

Ver fotos



Entrega de Bens Ajuda Berço 2014

O Externato Pica-Pau cumpriu no passado dia 6 de janeiro, Dia de Reis mas também Dia da Gratidão, a sua já habitual entrega de bens recolhidos para a Ajuda Berço nas respetivas instalações, no Monsanto.

Esta parceria permite, pelo quarto ano consecutivo, elevar a missão educativa do Externato e potenciar os valores defendidos pelo nosso Projeto Educativo num apelo prontamente respondido pela comunidade educativa que durante cinco semanas nos fez chegar diversificados bens que esta instituição de solidariedade social considera fundamentais e sempre urgentes para o pleno sucesso diário das suas dinâmicas.

Os nossos alunos, acompanhados por professoras, educadoras e pela madrinha do Projeto, Cristina Martins, tiveram a nobre incumbência de levar as nossas generosas ofertas até ao local  e assim permitir que o futuro das crianças lá acolhidas seja um pouco mais reconfortante e com mais certeza de que a partilha nos torna mais comprometidos com o bem estar do próximo mas também da sociedade.

Como não podíamos deixar sem registo este gesto, as fotos mostram a felicidade dos alunos que representaram o Externato Pica-Pau.