Projeto PICAS volta a apoiar quem mais precisa

Pelo segundo ano consecutivo desenvolvemos o Projeto PICAS no nosso Externato. O projeto assenta em cinco valores base: P – Partilha, I – Inclusão, C – Caridade, A – Amor, S – Solidariedade.

Este ano, ao longo das últimas duas semanas, desafiamos os nossos alunos e encarregados de educação para se juntarem a este projeto solidário que tem como objetivo ajudar as famílias em situação de carência económica apoiadas pelo Centro Comunitário Paroquial da Ramada. O desafio era simples; entregarem bens alimentares não perecíveis e outros bens identificados pela instituição como sendo bens de primeira necessidade daquelas famílias.

Como sempre, a família Pica-Pau revelou-se muito solidária e conseguimos recolher muitos bens, os quais fomos ontem entregar ao  Centro Comunitário Paroquial da Ramada  e que farão certamente a diferença no Natal destas famílias.

O nosso muito muito obrigado!

Porque no Externato Pica-Pau haverá sempre lugar para a solidariedade!

Ver galeria de fotos



Peça de teatro “A Pequena Árvore de Natal”

O Natal, com toda a sua luz, cor, magia, é vivida com grande euforia pelas crianças,  por isso, sermos criativos e otimistas, mais do que nunca é essencial, ao assinalarmos a quadra festiva com diversos momentos que a simbolizam e certamente ficarão guardados na memória, de uma infância feliz, dos nossos pequeninos.

 Sendo a escola um espaço privilegiado no envolvimento da criança neste espírito natalício, realizámos atividades alusivas a esta festividade, como foi exemplo, a apresentação de uma peça de teatro: “A Pequena Árvore de Natal”, desenvolvida pelas educadoras.

O momento foi vivido com grande recetividade e entusiasmo por todas as crianças.

Ver galeria de fotos

 



Novembro na Sala dos Pintores

Em novembro, mês marcado pelo São Martinho e pelas castanhas, fomos à descoberta de histórias, canções e de árvores. Sim árvores! Nós, os Pintores, quisemos perceber como é que as castanhas aparecem nos supermercados para que os nossos pais as possam comprar.

Através de uma história, História da Maria Castanha, conhecemos uma menina, ela era da nossa idade! Era uma menina com dois olhos castanhos muito grandes, e a sua pela era também castanha, muito bonita. Começámos a perceber que, embora tenhamos a mesma idade, somos todos um bocadinho diferentes. A cor da pele é diferente, a cor dos olhos é diferente assim como o cabelo também é diferente de criança para criança.

No mês de novembro, fizemos outras coisas que adorámos. Voltámos a trabalhar as formas geométricas, mas com novidades. Tivemos de realizar o desafio seguindo as instruções da legenda, para além disso, ainda a completámos com os números que tanto estamos a gostar de descobrir.

Este mês também nos marcou por outro motivo. Existem crianças que não têm famílias, não têm pai e mãe como nós, não têm brinquedos, não têm roupas giras. Descobrimos tudo isto no dia do pijama, dia 20 de novembro. Primeiro pensávamos que íamos de pijama porque era “a festa do pijama”, mas depois ouvimos uma música chamada heal the world e vimos umas imagens que nos mostraram que, uma vez mais, existiam muitas diferenças entre crianças.

Depois de pensarmos sobre as diferenças que observámos no vídeo, chegámos à conclusão de que podemos dar os brinquedos e as roupas que nós já não queremos ou precisamos. Mas atenção, damos o que já não queremos, mas que não esteja estragado! Como, devido ao covid-19, não podemos ir entregar os brinquedos e roupas a quem precisa, decidimos fazer uns postais e deixar umas mensagens para todas as crianças do mundo.

De modo a ajudarmos uma associação, Crescer Bem, comprámos um livro chamado Uma lição de amor. Este livro que está à venda na Secretaria do Externato Pica-Pau até ao dia 18 de dezembro, ajudou-nos a compreender que, para além das diferenças que já tínhamos descoberto entre todas as crianças, percebemos que existem diferenças que nós não vemos.

Ver galeria de fotos



“A Lição de Amor” para nos lembrar da solidariedade

Inspirados pelo dia do Pijama e porque no nosso Externato haverá sempre lugar para a Solidariedade e para a Inclusão, foi trabalhada nas nossas salas de aula, do Pré-escolar ao 1°Ciclo, a obra "Uma lição de Amor", de Carmen Garcia, autora do blog Mãe Imperfeita. Inspirado no seu contexto familiar, o livro pretende lutar pela normalização da diferença, fomentando essa consciência desde tenra idade e está à venda na nossa Secretaria, desde a passada sexta-feira, até ao dia 26. 

 Ao comprar o livro, da Editora Ego, já estaremos a ajudar, pois parte das receitas reverte a favor da Instituição de solidariedade social, CrescerBem, uma IPSS de referência no apoio a crianças e suas famílias, dentro e fora do ambiente hospitalar, que se encontrem em situação de risco social.

Contamos com a colaboração de todos!


 



Já começaram as aulas de Educação e Expressão Musical!

Em outubro, regressaram as nossas aulas presenciais de Educação e Expressão Musical. E o regresso às aulas foi logo num dia muito importante; o Dia Internacional da Música. Ao longo do mês, os mais pequenos ouviram e dramatizaram uma história com animais da quinta, aprenderam uma dança onde tinham passos a seguir, realizaram um jogo para treinar a perceção e ação vs. resposta, aprenderam a cantar duas músicas (sobre o outono e o Pão por Deus), fizeram estátuas assustadoras na atividade de Halloween e houve ainda tempo para descobrir os vários sons que os rodeiam no dia-a-dia.

No Externato Pica-Pau temos noção da importância da Música na aquisição de competências das crianças e por isso dispomos desta oferta logo a partir do berçário. Nas aulas, trabalhamos o desenvolvimento motor, linguístico e afetivo, sem esquecer também o desenvolvimento social. Contribuindo para que independentemente da idade possam adquirir conhecimentos e aprendizagens de forma lúdica utilizando o canto, a dança, a escuta e a exploração através de ritmos e sons.

Para além das atividades lúdicas, que são transversais a todas as idades, os alunos do 1º ciclo adquirem conhecimentos e conceitos de teoria musical, tendo uma grande preparação para a disciplina de Educação Musical do 5º e 6º ano de escolaridade. Também iniciam a aprendizagem da flauta de bisel logo a partir do segundo ano de escolaridade conferindo uma aprendizagem mais aprofundada dos conhecimento dados!

Ver galeria de fotos



Não há novembro sem São Martinho!

No Externato Pica-Pau valorizamos muito as tradições. Em novembro, mês marcado pelo São Martinho e pelas castanhas não podíamos deixar de assinalar esta data. Nesse sentido, os meninos e meninas da Sala dos Pintores, procurando saber mais sobre esta época, foram à descoberta de histórias e canções alusivas ao tema do São Martinho. E houve ainda tempo para analisarmos o castanheiro, aproveitando para desconstruir a ideia que alguns meninos tinham relativamente à forma através da qual as castanhas chegam aos supermercados.

 “Cozinhada” a ideia, todos os meninos e meninas desenharam as suas castanhas. Umas maiores, outras mais pequenas, umas cheias de cor e outras nem tanto. É caso para dizer que na sala, houve castanhas para todos os gostos. E não ficaram por aqui. O resultado final será revelado em breve!

Ver galeria de fotos

 



O Halloween chegou à sala dos Exploradores

Ainda que não estivesse nos nossos planos, como no Externato Pica-Pau primamos por educar crianças felizes e os Exploradores andavam tão eufóricos com uma possível comemoração do Halloween, decidimos abordar um pouco esta tradição e aproveitar o dia com grande animação e claro, não podiam faltar as travessuras (que eles tão bem sabem fazer) …

Começámos o dia a ouvir duas histórias assustadoramente divertidas; A “Bruxa Esbrenhuxa” e “Onde Vivem os Monstros”.

Houve ainda tempo para aprender uma música temática e a respetiva coreografia.

Para acabar as atividades que assinalaram o dia, decidimos reutilizar alguns materiais e aproveitámos algumas caixas de ovos para fazer uns morcegos com muita pinta que habitam desde então na nossa sala.

Ver galeria de fotos

 



Nasceu uma Horta no Externato Pica-Pau!

No âmbito da prática supervisionada da aluna Tânia Mendes do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, o grupo de cinco anos turma A e a sua educadora iniciaram um projeto conjunto acerca da alimentação saudável. A partir da história: “O menino que não gostava de sopa”, o grupo partiu à descoberta e pesquisa da importância dos legumes e vegetais para o crescimento e funcionamento saudável do nosso corpo. Após serem levantadas questões como: “De onde vêm os legumes?”, a identificação e exploração dos diversos legumes em sala de atividades, os Artistas deram início a uma jornada aliciante e divertida: a construção de uma horta no exterior do colégio. Todas as etapas e procedimentos foram realizados ativamente por cada um dos elementos do grupo. Os utensílios a usar foram identificados e conhecidos sendo posteriormente utilizados para cavar, remexer, adubar a terra, semear e plantar legumes e ervas aromáticas identificadas à priori. Por fim, foi confecionada uma deliciosa sopa que por todos foi degustada com enorme satisfação.

Ver galeria de fotos



Inspirados por Giuseppe Arcimboldo

A 16 de outubro de 1945 a Organização das Nações Unidas fundou um grupo especializado dedicado à Alimentação e à Agricultura. Por esse motivo, é esta a data escolhida para celebrar o Dia Mundial da Alimentação.

Este dia celebra-se, essencialmente, com o objetivo de sensibilizar o mundo para as questões da alimentação saudável, equilibrada e variada. E, como tal, o Externato Pica-Pau não quis deixar de assinalar este dia tão importante.

E porque para podermos consciencializar o mundo também é importante ajudarmo-nos a nós mesmos, debatemos com os nossos alunos aquelas que devem ser as opções mais acertadas para a nossa alimentação diária.

Desta comemoração partiu, ainda, a ideia de uma atividade que envolveu as turmas do 1.º e 3.º anos. Investigaram, com recurso à internet e com o apoio das professoras, quem foi o pintor Giuseppe Arcimboldo e tornaram-se, também eles, artistas através da pintura e composição de “obras”, de legumes e frutas, inspiradas nas do pintor italiano.

Através dos resultados, todos os alunos concluíram que é possível criarmos “pessoas” cuja boca é uma beringela, os olhos são limões e o nariz é uma amora, só temos que, para isso, dar asas à nossa imaginação!

Ver galeria de fotos



Externato Pica-Pau vence

Dada a pertinência do programa de educação ambiental da ValorSul –EcoValor  que tem por missão promover a reciclagem e as boas práticas ambientais, o Externato Pica-Pau  voltou a participar no  concurso “Separa e Ganha” dinamizado pela Câmara Municipal de Odivelas. Depois de vários anos a concorrer individualmente, e como a união faz a força, desde o ano passado que o Externato Pica-Pau se aliou ao Instituto de Ciências Educativas, sendo que, pelo 2º ano consecutivo, as duas escolas do GRUPO PEDAGO apresentaram uma candidatura conjunta. O resultado não podia ter sido melhor;  o PRIMEIRÍSSIMO lugar na categoria de plástico e metal e um honroso 2.º lugar na categoria de papel e cartão.

A edição do concurso deste ano letivo ficou marcada pelos constrangimentos relativos ao Covid-19, motivo pelo qual não haverá a habitual sessão de encerramento e entrega de prémios. No entanto, o grande objetivo da nossa participação está garantido; contribuir para a defesa do Ambiente e para o aumento das quantidades de resíduos encaminhados para processo de reciclagem, designadamente papel, cartão e embalagens.

Agradecemos a todos os que contribuíram de uma forma responsável e diária, durante todo ano, para que esta vitória fosse possível.

Estamos todos de PARABÉNS, num sinal claro de que, de facto, estamos a seguir o trilho da sustentabilidade no Externato Pica-Pau!!!



Por uma causa solidária!

A sala dos Exploradores (4 anos) juntou-se por uma causa solidária, à causa: @Caixa.solidária.

As famílias exploradores entregaram-se voluntariamente a esta iniciativa!

"Oferecemos" duas caixas ao nosso concelho, assim sendo essas caixas deixará de ser nossa  e passará a ser de todos os que quiserem contribuir! Não queremos ser guardiões das mesmas caixas mas sim queremos dar oportunidade para que todos os que quiserem ajudar o façam!

Só esperamos que não destruam a essência desta iniciativa, pois existem uns Exploradores de coração cheio por terem nela entrado! Este é,sem dúvida, um projeto de amor pelo próximo, de ajuda e de solidariedade!

Temos consciência que fizemos o melhor que sabíamos e agora esperamos que não nos deixem tristes com posturas menos corretas.

Somos pequeninos...Mas com um coração enorme!

A criar futuros adultos com coração de OURO desde 2015!

Obrigada a todos! Deixamos as moradas das localizações das duas caixas, caso queiram e possam ajudar!

Localização das caixas

Rua dos Bombeiros Voluntários Odivelas (junto ao nº 10ºC)

Rua Vasco Santana - Ramada (Junto à Junta de Freguesia da Ramada)

 

Ver galeria de fotos

 

Gratos,

Os Exploradores



Comunicado - Suspensão das atividades letivas presenciais

Como é do seu conhecimento, por decisão do governo, as escolas irão encerrar as suas atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, dia 16 de março.

No seguimento das medidas já tomadas, e conscientes da responsabilidade social que o momento a todos exige, também o Externato Pica-Pau irá estar encerrado a partir das 19h30 do dia de hoje.

Encerramos, mas não paramos. As educadoras e professoras irão continuar a desenvolver as suas atividades, via plataforma PAAE com os seus alunos. Estas atividades pedagógicas incidirão na consolidação dos conteúdos e das aprendizagens realizadas até ao momento.

Os serviços administrativos continuarão disponíveis através dos contactos habituais (secretaria@externato-picapau.com e telefone 219323954).

Os contactos com as educadoras e as professoras continuarão disponíveis pela plataforma PAAE ou via email.

Apelamos a toda a nossa comunidade educativa que, numa atitude de prudência e responsabilidade, respeite o isolamento social que a presente situação exige a todos e a cada um.

Estamos ao vosso dispor para qualquer esclarecimento adicional.

 

Ramada, 13 de março de 2020

A Direção Pedagógica,



Carnaval no Externato Pica-Pau

Na passada sexta-feira comemorou-se mais um Carnaval do Externato Pica-Pau e ninguém ficou indiferente!! Desde polícias, a fadas ou cachorros quentes, todos aproveitaram o dia ao máximo! As professoras vestiram-se a rigor e nem o Super Mário faltou à festa! Os alunos do Externato participaram no habitual desfile, do qual elegemos seis fantásticos vencedores. Obrigado pela originalidade de todas as máscaras. Vemo-nos no próximo ano!

Ver galeria de fotos



A nossa Casa é um Planeta

Na passada sexta-feira, os meninos e meninas do Externato Pica-Pau participaram na Ação de Educação Ambiental da EGF (Environment Global Facilites). Com o tema “A nossa casa é um planeta”, a  iniciativa tem como objetivo a sensibilização das crianças para a necessidade de adotarem comportamentos ambientalmente adequados ao nível dos resíduos num projeto que é resultado de um trabalho conjunto das empresas ALGAR, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR e VALORMINHO, e que contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

A ação conta com uma abordagem inovadora e projetado num planetário itinerante e as ações de sensibilização englobam, além da apresentação dos filmes, jogos sobre a temática ambiental e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido.

As temáticas apresentadas na Ação de Educação Ambiental A Nossa Casa é Um Planeta assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação.

A iniciativa teve lugar no pavilhão gimnodesportivo do ICE e contou com a participação dos meninos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do nosso Externato.

Ver galeria de fotos



Visita de estudo à Pastelaria S. Carlos

Porque hoje é dia 6 de janeiro – Dia de Reis – e porque consideramos que todas as experiências práticas são uma mais valia para a formação social e pessoal dos nossos alunos, os alunos dos 4º ano do nosso Externato visitaram hoje a Pastelaria S. Carlos onde confecionaram o famoso Bolo Rei. E não viemos de mãos a abanar já que trouxemos os bolos para degustar com as nossas famílias.

 O Externato Pica-Pau agradece à equipa da Pastelaria São Carlos por toda a atenção e carinho com que nos receberam!!

Ver galeria de fotos

 



Entrega de bens solidários

Ainda na sequência do projeto PICAS e atendendo ao dia que hoje se comemora – o Dia de Reis – entregámos esta manhã no Centro Comunitário e Paroquial da Ramada todos os bens recolhidos no âmbito do Projeto solidários dinamizado no nosso Externato, os quais irão, certamente, ajudar as famílias por nós “abraçadas”.

É com alegria e satisfação que  agradecemos a todos que contribuíram para esta causa e nos ajudaram a fazer pessoas felizes!!

Ver galeria de fotos