Da Horta à Prática de uma Alimentação Saudável

No Externato Pica-Pau procuramos formar os nossos alunos para que cresçam enquanto seres humanos mais completos, empáticos e com sentido de coletividade. Assim, e no âmbito do estágio de Prática de Ensino Supervisionada IV, em cooperação com o ISCE, a aluna estagiária Tânia Mendes tem vindo a desenvolver, com alguns grupos, o projeto "Da Experiência na Horta à Prática de uma Alimentação Saudável em Educação Pré-Escolar e 1°Ciclo". Desta vez, desafiou os alunos do 3°A a criar uma horta, colocando as crianças  em contacto com a natureza: mexendo na terra, semeando, regando, sentindo as texturas e observando diariamente o seu crescimento. Estas vivências tão enriquecedoras traduzem-se também no incentivo a uma alimentação saudável e ao cuidado com o meio ambiente. Os alunos corresponderam a este desafio com grande entusiasmo e transformaram-se em autênticos agricultores, cuidando da sua horta com grande dedicação. Já existem flores a desabrochar e até já são visíveis alguns frutos... 



Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

 

O Dia Mundial do Livro é um acontecimento organizado pela UNESCO e comemorado a 23 de abril. A data serve para promover o prazer e a importância da leitura dentro da sociedade como forma de conhecimento.

 Além de ser uma comemoração em defesa dos hábitos de leitura, o dia também comemora a proteção dos direitos de autor e a publicação de livros como uma maneira de acesso a estes materiais.

A data escolhida para homenagear a literatura foi feita de forma a recordar e homenagear dois grandes autores mundiais que morreram em 23 de abril de 1616, William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

A nossa escola assinalou esta efeméride com um desafio a todos os pais, a criação de uma história coletiva no seio de cada sala, o resultado foi espetacular, o qual queremos agradecer a todos os pais pela admirável participação a qual deu origem a 6 fantásticas histórias que por certo irão contribuir na formação de leitores e despertar o gosto pela leitura de todos os nossos pequenos.



O 2.º ano fez um Diário de Bordo durante o confinamento

Quase duas semanas depois de do regresso ao Externato Pica-Pau, os meninos e meninas do 2.º ano do nosso Externato partilham o Diário de Bordo, construído ao longo dos quase 2 meses que nos vimos obrigados a estudar a partir de casa.

 Sob “o comando da Capitã Natália Lopes”, os meninos e meninas do 2.º ano, registaram neste documento todas as atividades, peripécias e aventuras vividas ao longo destes dias. No diário de bordo, ficamos a saber quem foi o repórter do dia, responsável por recordar os companheiros de viagem sobre os temas lecionados na aula anterior e é possível ainda conhecer a imagem do dia. Uma coisa é certa; mesmo à distância houve lugar à aprendizagem e de forma muito divertida!

Diário de bordo disponível para consulta aqui.





Inspirados pelo “Grufalão”

Mesmo à distância, no Externato Pica-Pau continuamos a promover a imaginação dos nossos meninos e meninas. Inspirados pelos livros infantis "O Grufalão" e a "Filha do Grufalão", os nossos alunos da Sala dos Exploradores, deram asas à imaginação e a partir das suas casas criaram os seus próprios Grufalões. Ainda que tenha este ar assustador, o Grufalão é o exemplo perfeito de que até mesmo o mais ameaçador dos monstros nem sempre é tão assustador como parece. O resultado foi fantástico e há Grufalões para todos os gostos.


 



Um Natal “amigo do ambiente”

No Externato Pica-Pau continuamos a trabalhar no trilho da Sustentabilidade e o Natal não podia ser excepção.

 Por isso, os meninos e meninas da sala dos Pinguins realizaram algumas atividades natalícias, entre elas a árvore de Nata, este ano, feita com canas reutilizadas que depois ficou ainda mais bonita graças aos enfeites que os Pinguins realizaram em casa, junto das suas famílias.

Por sua vez na sala  dos Pintores, o Natal foi também tema em destaque e naquela sala até receberam as prendas antecipadamente. O Pai Natal lançou um desafio aos meninos e meninas daquela sala e deixou-lhes rolos de papel higiénico , um sino e um desafio; o de fazerem com estas “prendas a árvore e os sinos para a decoração da mesma. E como no PP levamos todos muito a sério o Natal, os Pintores também quiseram pedir ajuda a os seus pais para fazer outros enfeites e deixar ainda com mais pinta a árvore da sala.

E porque depois de tanta trabalheira os Pais também merecem receber uma prenda, desenvolvemos em ambas as salas, uma prenda de natal para oferecermos aos pais dos nossos alunos.